Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Guarda-vidas iniciam operação preventiva no litoral gaúcho para a temporada 2025/2026

Efetivo conta com quadriciclos, motos aquáticas e treinamento especializado para salvamentos

Publicação:

A imagem mostra uma sala com diversos equipamentos de salvamento utilizados por guarda-vidas. Na parede, há uma prancha de resgate amarela com a palavra “RESGATE” em vermelho. Ao lado, está pendido um flutuador circular vermelho. Sobre uma mesa, encontram-se mochilas vermelhas, bolsas de primeiros socorros, cilindros de oxigênio, colar cervical, protetor solar e outros itens médicos. No chão, empilhados, há vários flutuadores amarelos com a inscrição “CBMRS – GUARDA-VIDAS”, além de pares de nadadeiras também nas cores amarela e vermelha embaladas em plástico. À esquerda, aparecem pás e outros materiais de apoio.
Operação envolve 288 guarda-vidas civis temporários e apoio da Brigada Militar - Foto: Ascom/CBMRS

Esta segunda-feira (1/12) marca o início das atividades dos 288 guarda-vidas civis temporários que atuarão no litoral e balneários de água doce durante o verão 2025/2026. Junto aos bombeiros militares, parte deles vinha atuando desde outubro como parte do treinamento, e, a partir de hoje, todo o efetivo já começa a se instalar nos principais pontos do Litoral.

Segundo o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militar, Vinícius Lang, os guarda-vidas iniciam a temporada com reforço. “Na areia, eles farão patrulhamento e darão orientação aos banhistas a pé e com quadriciclos. E contarão com motos aquáticas, que garantem mais agilidade nos deslocamentos e eventuais salvamentos”. 

Formação e recertificação 

No primeiro dia de atividades, o tempo nublado desencorajou o banho de mar e não foram registrados salvamentos. O foco das atividades foi prevenção e orientação. Os pontos de risco - como áreas de mar aberto, regiões próximas a desembocaduras, barras e canais - já estão demarcados com bandeiras indicando as condições para banho. “Os guarda-vidas fazem leitura constante do movimento dos banhistas, que devem ficar atentos ao apito preventivo, que alerta para o comportamento inseguro que pode acabar em acidentes”, disse Lang. 

Na semana passada, foram realizadas as formaturas de 72 novos guarda-vidas civis temporários. Durante o curso, eles foram capacitados para o atendimento pré-hospitalar em ambiente aquático, procedimentos operacionais, técnicas de salvamento e resgate aquático, graus de afogamento, condicionamento físico específico, natação utilitária e prevenção ao afogamento.  

Além deles, outros 216 guarda-vidas civis que já atuaram em temporadas anteriores foram recertificados. Também serão integrados à força-tarefa bombeiros militares e brigadianos que receberam treinamento para atuar durante toda a temporada.

Texto: Letícia Jardim/Ascom SSP
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul