Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governo prospecta investimentos em visita técnica na Alemanha

Vice-governador Gabriel Souza e secretário Ernani Polo visitaram empresa referência em construção civil, em Pirmasens

Publicação:

Visita técnica em fábrica Hannover
Em missão internacional, vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico visitaram armazéns industriais nesta quarta - Foto: Joel Vargas/GVG

Os representantes do governo do Estado na missão oficial em Hannover, na Alemanha, trocaram os pavilhões da Hannover Messe pelos armazéns industriais em Pirmasens, cidade próxima da fronteira com a França. O vice-governador Gabriel Souza e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, visitaram, nesta quarta-feira (19/4), uma empresa do setor de insumos para construção civil. Na ocasião, apresentaram os potenciais do Rio Grande do Sul, em especial nas áreas de infraestrutura, energias renováveis, inovação e capital humano.

Ao ressaltar as potencialidades do Estado, o vice-governador destacou a força do capital humano gaúcho, que inclui mais de 14 mil doutores formados em diferentes áreas do conhecimento, 22 universidades e 108 instituições de ensino técnico. Gabriel também reforçou a importância da posição geográfica do Estado, estratégica para a logística do Mercosul.

“Temos grandes oportunidades e possibilidades nos campos de energia limpa, com destaque para a eólica, inovação, mão de obra qualificada, infraestrutura e uma excelente localização geográfica”, enumerou Gabriel. Disse, ainda, que o Rio Grande do Sul pode ser um hub para investimentos, já que está localizado no centro do Mercosul. O vice-governador também destacou outras questões que são importantes para tomadas de decisões relacionadas a investimentos e ampliação da presença de empresas em solo gaúcho.  

Entre os números apresentados pela delegação gaúcha, o destaque foi para a capacidade de competitividade do Rio Grande do Sul em termos de energia renovável. O Estado teve um aumento expressivo na matriz de energia eólica, que passou de 2% em 2010 para 19% em 2020. O Rio Grande do Sul também é a única matriz de produção no Brasil que contém estudo de viabilidade de produção e comercialização, com dez localidades favoráveis para o desenvolvimento da cadeia de hidrogênio verde.

“A nossa costa marítima tem 22 projetos de energia offshore, aguardando licenciamento ambiental junto a órgão federal”, disse Gabriel. “O governo do Estado tem se empenhado no tema, porque sabemos da importância de investirmos em energias renováveis e temos uma grande capacidade, em especial para hidrogênio verde”.

Ernani Polo destacou que a prospecção de novos negócios é um dos principais objetivos da missão oficial que acontece durante toda a semana na Alemanha. “Queremos atrair investimentos que estejam alinhados à perspectiva de crescimento industrial do Estado, especialmente em áreas como infraestrutura, energias renováveis, transporte e logística, agricultura e metalmecânica”, afirmou. “Essas áreas requerem tecnologia embarcada para potencializar resultados e evoluir no progresso e desenvolvimento”, complementou o titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Na quinta-feira (20/4), Gabriel e Polo irão se reunir com representantes da Frankfurt Airport Services Worldwide (Fraport), empresa alemã responsável pela operação do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Na sequência, eles retornarão ao Rio Grande do Sul.

Texto: Juliane Pimentel e Juliane Soska/Ascom GVG
Edição: Camila Cargnelutti/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul