Governo participa de evento que destaca potencial do Estado para energias renováveis
2º Encontro de Investidores do Setor de Energia Eólica do RS discutiu oportunidades e desafios do mercado
Publicação:
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) representou o governo do Estado no 2º Encontro de Investidores do Setor de Energia Eólica do Rio Grande do Sul, que reuniu empresários, autoridades e especialistas nesta quarta-feira (10/12) na Federação das Indústrias do Estado (Fiergs). O objetivo foi debater oportunidades e desafios da matriz energética renovável no território gaúcho.
O evento, promovido pelo Sindicato da Indústria de Energias Renováveis do RS (Sindienergia-RS), reforçou o papel estratégico do Rio Grande do Sul como um dos principais polos de geração de energia limpa no Brasil, especialmente pela sua localização privilegiada e pelo potencial dos ventos na região.
O encontro teve painéis que trataram de inovação, investimentos e indústria eólica. Além disso, foram discutidos temas como regulação do setor, infraestrutura de transmissão, ambiente de negócios e investimentos – onshore (em terra) e offshore (no mar) – que estão previstos para o Estado.
O titular da Sedec, Ernani Polo, destacou a relevância da iniciativa para o futuro sustentável do Estado. “O Rio Grande do Sul tem condições únicas para se consolidar como líder nacional em energia eólica. Nosso objetivo é criar um ambiente favorável para que os investidores tenham segurança e possam contribuir com o desenvolvimento econômico e social, gerando empregos e fortalecendo a transição energética – que é um dos objetivos do nosso Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável”, disse.
“O encontro demonstra que o Rio Grande do Sul está preparado para atrair investimentos, gerar empregos qualificados e se consolidar como referência em energias renováveis, tanto onshore quanto offshore”, afirmou a presidente do Sindienergia-RS, Daniela Cardeal.
Também participou do evento o presidente da Invest RS, Rafael Prikladnicki.
Texto: Renata da Silva Spanhol/Ascom Sedec
Edição: Secom