Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governo leva ônibus lilás para atendimento às mulheres nas praias gaúchas

Publicação:

Durante a abertura da terceira edição do programa Verão Numa Boa, nesse sábado, em Imbé, a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/RS) levou as ações da Rede Lilás para a beira-mar do município. Com a presença do governador Tarso Genro, a titular
Governo leva ônibus lilás para atendimento às mulheres nas praias gaúchas

Durante a abertura da terceira edição do programa Verão Numa Boa, nesse sábado, em Imbé, a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/RS) levou as ações da Rede Lilás para a beira-mar do município. Com a presença do governador Tarso Genro, a titular da SPM/RS, Ariane Leitão, apresentou aos veranistas a unidade móvel de atendimento às mulheres, o ônibus lilás. Neste domingo (22), será a vez de Tramandaí receber a equipe da SPM na unidade móvel.

A secretária destacou a importância de a Rede Lilás percorrer o Rio Grande do  Sul como forma de promover a construção da garantia dos direitos das mulheres e meninas gaúchas. A Rede Lilás representa o diferencial da nossa política. Com ela, apresentamos para a sociedade um amplo número de esforços conjuntos dos poderes constituídos, seja do Executivo, Legislativo ou Judiciário. Temos todos o mesmo objetivo, que é a proteção das mulheres e meninas, com a garantia de oferecer uma política pública de qualidade, afirmou Ariane.

Ao integrar o programa Verão numa Boa, a SPM/RS tem como objetivo levar à comunidade gaúcha que circula pelo Litoral Norte, Litoral Sul e Costa Doce durante os meses de férias informações sobre as políticas públicas do Estado direcionadas às mulheres.

Para a secretária municipal da Mulher e Direitos Humanos de Imbé, Nilza Godoy, fazer parte de um Estado que investe em políticas para as mulheres e coloca à disposição da comunidade um serviço como o da unidade móvel é reafirmar o compromisso do governador Tarso Genro em levar as políticas públicas para todos os espaços.

De dezembro a janeiro, a equipe da SPM estará de forma itinerante fornecendo esclarecimentos sobre a Lei Maria da Penha e o Telefone Lilás, um serviço de acolhimento seguro às mulheres em situação de violência.

Durante todo o cronograma a unidade móvel de atendimento às mulheres, o ônibus lilás, estará presente nas praias onde a SPM fará intervenções. Em parceria com as prefeituras, equipes de assistentes sociais, advogadas e psicólogas estarão prestando atendimento e oferecendo as orientações necessárias às mulheres.

Torres se vestiu de lilás
Na tarde desse sábado, após Imbé, a equipe da SPM/RS seguiu para Torres, onde distribuiu material informativo de dialogou com veranistas sobre as ações de enfrentamento à violência e de construção da independência feminina.

Para a prefeita Nilvia Pereira, a pauta dos direitos das mulheres, há algum tempo, se apresentava como um tema complicado de ser implantado nos espaços políticos. Agora, com o governo chamando a sociedade a participar deste debate, estamos conseguindo construir as políticas públicas de acordo com a realidade de cada município. E hoje, ao recebermos a unidade móvel, temos como direcionar nossas ações, pois já identificamos quais as regiões e os perfis das mulheres e meninas que necessitam de nossa atenção, afirma.

A coordenadora da Mulher de Torres, Silvia Alves, de 6 a 13 de janeiro, período em que a unidade móvel estará em Torres novamente, atendendo a comunidade rural, serão oferecidos demais serviços, principalmente, relacionados à saúde e enfrentamento à violência.

Cronograma da SPM no Verão numa Boa:

22 dezembro - Tramandaí
28 dezembro - Quintão
29 dezembro - Pinhal
1 a 5 de janeiro - Pinhal (unidade móvel)
6 a 13 de janeiro - Torres (unidade móvel)
14 a 16 de janeiro - Tramandaí (unidade móvel)
17 a 18 de janeiro - Capão da Canoa (unidade móvel)
25 e 26 de janeiro - Cidreira (unidade móvel)

Sobre a unidade móvel
O Rio Grande do Sul, assim como todos os estados brasileiros, recebeu duas unidades móveis de atendimento às mulheres do campo, parte do programa Mulher, Viver sem Violência. O investimento é de mais de R$ 1 milhão, através da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, em parceria com o governo gaúcho, por intermédio da Secretaria de Políticas para as Mulheres do RS.

As unidades móveis são ônibus especialmente desenvolvidos para o trânsito fora de estrada, adaptados para o atendimento às mulheres do campo e da floresta. Estão equipadas com duas salas fechadas para garantir a privacidade.

O objetivo é implantar um modelo de atendimento multidisciplinar, composto por profissionais das áreas de serviço social, psicologia, atendimento jurídico e segurança pública. Isso permite a interação efetiva dos diversos serviços, a orientação adequada e humanizada e, principalmente, o acesso das mulheres que vivem no campo e na floresta aos serviços da rede de atendimento à mulher em situação de violência.

Texto e foto: Luana Mesa
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul