Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governo inaugura o Caff Working, espaço para fomentar inovação e colaboração entre os servidores

Publicação:

51173054628 b2bb617101 k
Conforme Leite, neste novo espaço "todos podem compartilhar e promover o engajamento com as suas competências" - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

Uma construção inovadora dentro do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff) destinada a possibilitar diferentes configurações e formas de trabalho aos servidores públicos estaduais. Com esse conceito, o governo do Rio Grande do Sul inaugurou oficialmente nesta terça-feira (11/5) o Caff Working, espaço de 560 m2 instalado no 19º andar do prédio símbolo da administração estadual, em Porto Alegre.

A cerimônia, transmitida ao vivo pelo canal do governo do Estado no Youtube, teve a presença do governador Eduardo Leite, do vice-governador Ranolfo Vieira Júnior e dos secretários Claudio Gastal (Planejamento, Governança e Gestão), Luís Lamb (Inovação, Ciência e Tecnologia) e Luiz Carlos Busato (Articulação e Apoio aos Municípios). Ainda houve um bate-papo virtual com o facilitador e especialista em dinâmica de grupos Eduardo Cheffe.

51172815171 b730a935a7 k
Govenador Leite na inauguração do ambiente com o vice Ranolfo, secretário Busato (ambos à esq.) e os secretários Gastal e Lamb - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

Inspirado em espaços de coworking criados para fomentar a inovação e a colaboração, o local conta com oito salas de reunião, mobiliadas e equipadas para transmissões, áreas de convivência e de apoio, além da Sala de Inovação, espaço aberto com paredes escrevíveis e projetáveis, que remetem à ideia de uma folha em branco, ideal para fomentar conversas, encontros e debates.

O Laboratório de Inovação em TIC do RS (Labtech), criado com o objetivo de acelerar a inovação com uso de tecnologias emergentes nos órgãos do Estado, também ocupará um dos espaços do Caff Working.

“O nosso Centro Administrativo é da década de 1970, mais antigo do que o de outros Estados, reunindo várias secretarias e órgãos num mesmo lugar. No entanto, cada um com seu compartimento, a sua salinha, o seu local fechado. O que a gente quer, cada vez mais, é um governo moderno, aberto e transparente como são as vidraças destas salas (no Caff Working), em que não se tem nada a esconder, e que todos podem compartilhar e promover o engajamento com as suas competências, trazendo o que tem de melhor para colaborar com o Estado do RS, não com o governo ou o governador”, afirmou o governador.

“O que estamos inaugurando hoje é mais do que salas, uma estrutura ou uma reforma no 19ª andar do Caff. Estamos inaugurando um conceito diferente de trabalho dentro do Caff, um conceito de menos compartimentação, e mais colaboração”, acrescentou.

51172816306 c95c65dd97 k
Salas foram batizadas com termos usados nas conversas, como chimas, tri e berga - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

O projeto para reformular a área, ocupada até então pela antiga Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), teve início em outubro de 2020 e foi liderado pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), por meio da Subsecretaria de Administração. Elaborado pelo arquiteto Marcus Weber, assessor de governança do Departamento de Acompanhamento Estratégico da SPGG, o projeto do Caff Working foi inspirado em experiências desenvolvidas em empresas de inovação do Estado.

O novo espaço foi pensado para dar todo o suporte ao trabalho dos servidores, o que pode ser notado nos detalhes da construção, desde os sofás nos espaços de convívio e espera até as bancadas de suporte para quem aguarda nos corredores a sua vez de ocupar as salas de reunião.

“Trouxemos uma proposta para um espaço mais fluído, que permitisse uma desconexão com as referências externas, um o ambiente ideal para encontros, desde conversas informais até reuniões mais reservadas”, afirma Weber.

51173612019 29388262ff k
Há oito salas para reuniões, mobiliadas e equipadas para transmissões, além de áreas de convivência e de apoio - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

Entre a prospecção do local para o projeto e o término das obras do Caff Working foram seis meses de trabalho, que envolveram cerca de 70 trabalhadores, entre servidores e terceirizados. De acordo com o titular da SPGG, a inauguração do espaço vai ao encontro de outras melhorias realizadas no Caff, como a conclusão dos projetos de sinalização interna e externa, além do Portal do Caff.

"O Caff Working é o resultado de um planejamento criterioso e do envolvimento dos servidores na sua concepção e execução. Desejo que este seja o espaço de diálogo e que daqui possam se desenvolver soluções inovadoras tão necessárias para a promoção de serviços de qualidade à população gaúcha", destacou o titular da SPGG, Claudio Gastal.

As salas de reuniões estão disponíveis para o uso de servidores de todas as secretarias e órgãos do governo estadual. A reserva dos espaços deve ser realizada pelo Portal do Caf, no endereço http://caff.rs.gov.br/reserva-de-espacos.

Texto: Vagner Benites/Ascom SPGG
Edição: Marcelo Flach/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul