Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governo firma parceria com IBM para capacitar jovens em tecnologia e ampliar inclusão digital

Eduardo Leite ressaltou que reconstrução do RS passa pela formação das novas gerações

Publicação:

Eduardo Leite em reunião com a IBM em Nova York
Iniciativa tem como objetivo oferecer oportunidades de capacitação gratuitas para jovens em áreas como inteligência artificial - Foto: Mauricio Tonetto/Secom

No último dia da missão oficial aos Estados Unidos, o Governo do Rio Grande do Sul firmou, nesta quinta-feira (15/5), um protocolo de intenções com a IBM Brasil para ampliar ações de inclusão digital e formação de jovens em competências tecnológicas. A parceria, oficializada durante visita da comitiva liderada pelo governador Eduardo Leite ao IBM Innovation Studio, em Nova York, envolve também a InvestRS, e será viabilizada por meio do programa global IBM SkillsBuild.

A iniciativa tem como objetivo oferecer oportunidades de capacitação gratuitas para jovens do RS em áreas como inteligência artificial, ciência de dados e desenvolvimento de soft skills, com acesso a trilhas de aprendizagem on-line e experiências práticas. O programa reúne conteúdos técnicos e é operado em colaboração com uma rede internacional de parceiros do setores público e privado e da sociedade civil.

Eduardo Leite em reunião com a IBM em Nova York
"Não podemos falar de futuro sem incluir, sem dar acesso, sem preparar nossos jovens para a economia digital", declarou Leite - Foto: Mauricio Tonetto/Secom

“A reconstrução do Rio Grande do Sul também passa pela formação das novas gerações. Não podemos falar de futuro sem incluir, sem dar acesso, sem preparar nossos jovens para a economia digital”, destacou Leite. “A parceria com a IBM soma a expertise de uma gigante global com o compromisso do Estado por uma transformação que precisa ser duradoura.”

O protocolo foi assinado pelo governador e por representantes da IBM e da InvestRS. Leite também destacou que o acordo marca um avanço importante na construção de políticas públicas sustentáveis de inclusão tecnológica.

“O SkillsBuild é uma plataforma reconhecida mundialmente, que oferece formação acessível, conectada às demandas do mercado e com foco em empregabilidade. Nosso esforço é fazer com que isso chegue a quem mais precisa”, afirmou o governador.

Além de fortalecer a formação digital, o protocolo prevê a articulação com organizações públicas e sociais para ampliar o alcance das ações e estimular parcerias que gerem impacto coletivo. Durante a visita, a comitiva também conheceu soluções desenvolvidas pela IBM em áreas como inteligência artificial, sustentabilidade e transformação digital aplicada a governos.

“A parceria é estratégica para desenvolver o capital humano do Rio Grande do Sul, um elemento que já diferencia o nosso Estado no momento de atrair investimentos. A Invest RS entende que a estratégia de ampliar a captação de negócios para o Estado também precisa contemplar essa dimensão que está prevista na parceria com a IBM”, afirmou o presidente a Invest RS, Rafael Prikladnicki.

Eduardo Leite em reunião com a IBM em Nova York
Parceria foi firmada no último dia da missão internacional liderada pelo governador Eduardo Leite - Foto: Mauricio Tonetto/Secom

A empresa foi representada pelo diretor regional da IBM Brasil, Rodrigo Ortiz Borges; pelos executivos Luiz Enrique Zaragoza e Marcela Vairo; e pela líder de Responsabilidade Social Corporativa para a América Latina, Flávia Freitas.

Também participaram da agenda os secretários Ernani Polo (Desenvolvimento Econômico), Simone Stülp (Inovação, Ciência e Tecnologia), Paula Mascarenhas (Relações Institucionais), Caio Tomazeli (Comunicação) e Lisiane Lemos (Inclusão Digital e Políticas de Equidade), além do presidente da InvestRS, Rafael Prickladnicki.

A missão liderada por Leite em Nova York leva o Rio Grande do Sul ao maior centro de negócios do mundo. Apenas um ano após a maior catástrofe climática, o Plano Rio Grande e o Plano de Desenvolvimento são demonstrados como parte fundamental do processo de resiliência e construção do futuro. Com a criação da Invest RS, o Estado passa a ter uma agência de desenvolvimento com a missão de ampliar a presença do Rio Grande do Sul no mercado nacional e internacional, promover o Estado e atrair investimentos. O destaque do RS como um dos Estados mais competitivos do Brasil em Nova York já é resultado das iniciativas da agência.

Texto: Juliano Rodrigues/Secom
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul