Governo do RS atualiza Painel de Vacinação da Covid-19 com informações geoespaciais

geoportal vacinas
Novo acesso a dados amplia transparência nas informações do governo do RS sobre o combate à pandemia

O governo do Estado atualizou nesta sexta-feira (23/4) o portal vacina.saude.rs.gov.br agregando informações geoespaciais sobre a evolução da vacinação no Estado. O novo painel, que pode ser acessado na aba Dados Geoespaciais, permite a visualização das informações por município e também por Coordenadoria de Saúde do Estado em mapa interativo.

Além da situação atual da vacinação de forma geral, incluindo informações como percentual de vacinados 1ª e 2ª doses, são apresentados dados geoespaciais por grupos prioritários, como trabalhadores da saúde, indígenas e idosos, apresentados por faixas etárias (80 anos ou mais, 75 a 79 anos, 70 a 74 anos, 65 a 69 anos e 60 a 64 anos).

O trabalho surgiu no âmbito do GT Saúde do Comitê de Dados e é resultado de um esforço conjunto da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), da Secretaria da Saúde (SES) e do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs). O novo painel está inserido no Geoportal da Infraestrutura Estadual de Dados Espaciais (Iede-RS), interface pública que se consolida como a principal plataforma de compartilhamento de dados geoespaciais, serviços e aplicações do Estado.

A nova ferramenta disponibilizada complementa a informação previamente existente e permite uma visualização facilitada e de forma regionalizada da evolução da vacinação no Estado, representando uma transparência ainda maior em relação à Covid-19. Atualmente, o Rio Grande do Sul tem destaque nacional nesse quesito, segundo a Open Knowledge Brasil, com a terceira colocação no ranking dos Estados e indicador considerado alto em transparência da informação.

"A transparência é uma obrigação que temos. Em relação à Covid, desde o começo, fizemos um esforço conjunto de vários órgãos, buscando sempre aplicar as melhores práticas. Essa postura resulta em um melhor controle social, melhoria da experiência dos próprios cidadãos que acessam os serviços e possibilidade de maior fiscalização e colaboração da sociedade", afirma Claudio Gastal, secretário da SPGG.

A Iede-RS (https://iede.rs.gov.br) representa o conjunto integrado de tecnologias, políticas, mecanismos e procedimentos de coordenação e monitoramento, padrões e acordos, necessários para facilitar e ordenar a geração, o armazenamento, o acesso, o compartilhamento, a disseminação e o uso dos dados geoespaciais. O Geoportal é a interface pública que se consolida como a principal plataforma de compartilhamento de dados geoespaciais, serviços e aplicações do Estado.

Texto: Lucas Barroso/Ascom SPGG
Edição: Marcelo Flach/Secom