Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governo do Estado viabiliza nova pavimentação em Sarandi por meio do Programa de Incentivo ao Acesso Asfáltico

Obra de R$ 1,9 milhão fortalecerá a infraestrutura viária e o escoamento da produção na região Norte do Estado

Publicação:

Visão Geral
A imagem mostra um grupo de nove pessoas — sete homens e duas mulheres — posando para uma fotografia oficial em um ambiente de escritório. Todos estão sorrindo e voltados para a câmera, transmitindo um clima de cooperação e formalidade.

Ação Central
No centro do grupo, três pessoas seguram juntas um documento em papel branco. Uma mulher vestindo blusa branca e dois homens (um de camisa branca e outro de blazer azul) sustentam o papel, simbolizando um ato oficial de assinatura ou entrega.

As Pessoas (da esquerda para a direita)
Um homem com camisa azul-clara e mãos cruzadas à frente.

Um homem com camisa social branca e calça cáqui.

Um homem com camisa bege e mãos cruzadas.

A mulher mencionada na ação central, vestindo blusa branca sem mangas e calça clara.

O homem ao centro, de camisa branca e calça escura.

O homem de blazer azul sobre camisa clara.

Um homem com camisa branca e blazer escuro.

Um homem de camisa social azul-clara e calça bege.

Uma mulher com blusa preta sem mangas e calça escura.

Cenário e Ambiente
Plano de Fundo: O grupo está posicionado à frente de um grande mapa fixado na parede, intitulado "MAPA RODOVIÁRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL 2019". O mapa mostra as fronteiras com a Argentina, o Paraguai e o estado de Santa Catarina.

Elementos Institucionais: Em cada extremidade do grupo, há um mastro com a bandeira do Estado do Rio Grande do Sul.

O Local: O piso é de madeira (taco). Na parte superior da parede, acima do mapa, há um aparelho de ar-condicionado de cor clara. No primeiro plano, a borda de uma mesa de reunião em tom de madeira clara é parcialmente visível.
Prefeito e representantes de empresas de Sarandi participam de assinatura da ordem de início das obras do Piaa - Foto: Fabrício Santos/Selt

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Logística e Transportes (Selt), assinou, nesta quarta-feira (11/2), a ordem de início das obras de pavimentação asfáltica de um trecho da estrada Guerino Pasqualotto, no município de Sarandi, que faz a ligação entre a ERS-404 e a ERS-324. O investimento previsto para a obra é de R$ 1,9 milhões e o prazo estimado de conclusão é de até seis meses.

A obra integra o Programa de Incentivo ao Acesso Asfáltico (Piaa), iniciativa do governo estadual que busca fortalecer a malha viária a partir de parcerias com a iniciativa privada. A ação permite que empresas financiem os serviços com abatimento de até 5% no ICMS devido no ano anterior.

A pavimentação da estrada Guerino Pasqualotto qualificará a infraestrutura viária do município, assegurando melhores condições de tráfego, maior segurança aos usuários e mais eficiência no escoamento da produção. Além disso, quando totalmente pavimentada, deve reduzir em até 20 quilômetros a distância entre Sarandi e Passo Fundo.

Programa impulsiona a competitividade do RS

O titular da Selt, Juvir Costella, ressaltou a importância do programa para o fortalecimento da competitividade do Rio Grande do Sul. “Por meio do Piaa, estamos ampliando a malha de acessos pavimentados em todas as regiões do Estado, com planejamento, responsabilidade fiscal e parceria com o setor produtivo. São investimentos que geram desenvolvimento, atraem novos empreendimentos e melhoram a qualidade de vida da população”, afirmou. 

O prefeito de Sarandi, Pablo Mari, destacou que a obra é relevante para todo o norte gaúcho. “Essa estrada faz uma ligação do município de Sarandi com a ERS-324, encurtando a distância até Passo Fundo e, junto a ponte que foi construída entre Ronda Alta e Campinas do Sul, encurta em 85 quilômetros a ligação até Erechim. Então, essa pavimentação tem uma importância grande no desenvolvimento econômico do município e de toda a região. É uma estrada que a cidade deseja há décadas e, agora, com essa parceria com o governo do Estado, a gente pode colocar mais uma etapa em execução, chegando mais perto do sonho dos sarandienses”, destacou.

Participam da parceria as empresas Águas Minerais Sarandi, Cotrisal Agroindustrial Cooperativa, Indústria de Móveis Finger, MD – Indústria de Aditivos e Condimentos e a construtora Construbrás.

Texto: Ascom Selt
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul