Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governo do Estado integra programação durante atividades na Colheita do Arroz em Capão do Leão

Rastreabilidade bovina, pecuária de corte, integração lavoura-pecuária e inovação estão entre os temas dos debates

Publicação:

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação
-

O governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), participa de quatro painéis ao longo dos três dias de programação da 36ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas. O evento ocorre de 24 a 26 de fevereiro, na Estação Experimental Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão/RS.

O encontro vai reunir pDia de Campo reforça a qualidade do arroz gaúcho e da genética Irgarodutores rurais, pesquisadores, lideranças do setor agropecuário e representantes do poder público para o debate de temas estratégicos relacionados à produção de alimentos aliada à preservação do meio ambiente. A programação também contempla atualizações mercadológicas das principais culturas de terras baixas — arroz, soja, milho e trigo —, além de discussões sobre integração lavoura-pecuária, gestão de pessoas, gestão financeira e inovação no campo.

Para o secretário da Agricultura, Edivilson Brum, o evento representa um espaço fundamental de diálogo e construção coletiva. “Será uma excelente oportunidade para debater a realidade produtiva do setor de grãos do nosso Estado, ouvir produtores, pesquisadores e lideranças, além de conhecer as principais novidades tecnológicas e de gestão aplicadas às culturas de terras baixas”, destaca o secretário, que também vai integrar um dos painéis do evento.

Quatro painéis

As apresentações da Seapi acontecem na Arena de Inovação e abordam temas como rastreabilidade bovina, pecuária de corte, integração lavoura-pecuária (ILP) e inovação no campo. Na terça-feira (24/2), às 14h, ocorre o painel “Agro Unido: onde a inovação encontra a oportunidade”, com a participação do secretário da Agricultura, Edivilson Brum. Na sequência, às 16h, o subsecretário da Irrigação, Márcio Amaral, integra o debate “Lavoura de Carne: a nova pecuária do Brasil”.

Na quarta-feira (25/2), às 16h, será realizado o painel “Rastreabilidade Bovina: Projeto Piloto no RS”, com a participação do secretário-adjunto da Seapi, Márcio Madalena. Já na quinta-feira (26/2), às 14h, ocorre o painel “ILP em Terras Baixas: da produtividade à descarbonização”, com Jackson Brilhante, coordenador do Plano ABC+RS da Seapi.

Abertura e inscrições

A cerimônia de Abertura Oficial da Colheita do Arroz, na quinta-feira (26/2), às 16h30, segue como um importante momento institucional de representatividade do setor produtivo. Já as homenagens “Pá do Arroz”, concedidas a profissionais que se destacaram positivamente no setor, encerram a programação do primeiro dia (24/2), a partir das 18h30.

Com o tema “Cenário atual e perspectivas: conectando campo e mercado”, a Abertura da Colheita do Arroz é uma realização da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), com correalização da Embrapa e do Senar, e patrocínio do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do evento.

Texto: Elstor Hanzen/Ascom Seapi
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul