Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governo do Estado institui política para reforçar monitoramento e avaliação da saúde pública

A medida busca qualificar a gestão do SUS com base em evidências, transparência e participação social

Publicação:

A fotografia em plano geral e ângulo frontal registra o momento posterior à assinatura de um ato oficial em uma sala de reuniões governamental. O título do arquivo identifica o contexto como a **"Assinatura da portaria que instituiu a Política Estadual de Monitoramento e Avaliação em Saúde 2026.jpeg"**.

### **As Autoridades e a Ação Central**

* **A Autoridade Central:** No centro do plano, atrás de uma grande bancada, uma mulher de cabelos escuros e óculos de grau está em pé, voltada para a frente. Ela segura com a mão esquerda um documento oficial impresso em folha branca, exibindo-o para a câmera. Ela veste uma blusa terracota sob um poncho de lã em tons de marrom e bege com estampa quadriculada.
* **Grupo de Apoio (à esquerda):**
* Um homem de óculos, barba e vestindo um casaco preto espesso com um cachecol de padrão xadrez claro está em pé, sorrindo e batendo palmas em direção à autoridade central.
* Ao lado dele, mais à esquerda, duas mulheres também aparecem em pé batendo palmas; uma veste um casaco caramelo e a outra, mais próxima à borda esquerda, veste um suéter de tricô verde-claro. Uma mão masculina com casaco escuro aparece no canto inferior esquerdo segurando uma caneta.


* **Autoridade à Direita:** No lado direito da imagem, outra mulher de óculos com armação avermelhada e cabelos presos acompanha o ato em pé. Ela sorri e bate palmas, vestindo um casaco preto de inverno sobre uma echarpe ou blusa rosa vibrante.

### **O Ambiente e Elementos Institucionais**

* **A Bancada:** As autoridades estão posicionadas atrás de uma grande mesa ou bancada curva de trabalho em tom cinza-claro ou branco. Na face frontal dessa bancada, voltada para o espectador, destaca-se a aplicação em preto do logotipo oficial estilizado do mapa do Rio Grande do Sul acompanhado da inscrição **"RS / SECRETARIA DA SAÚDE"**. Sobre a mesa, veem-se xícaras de café brancas, papéis, canetas, um mouse e uma garrafa térmica preta com uma cuia de chimarrão ao centro.
* **O Painel de Fundo:** Atrás das autoridades, há um painel ou divisória branca portátil onde está impresso o brasão oficial do Estado do Rio Grande do Sul colorido, seguido pelas letras maiúsculas pretas **"GOV / RIO"** (com o restante do texto encoberto).
* **Cenário:** A sala possui teto de placas modulares brancas com luminárias embutidas e um aparelho de ar-condicionado instalado ao fundo. A iluminação interna é difusa e uniforme, concentrando a atenção no grupo reunido para a celebração do ato.
Iniciativa melhora planejamento a partir de indicadores, sistemas e formação de equipes - Foto: Joseph Aresço/Ascom SES

O Governo do Rio Grande do Sul instituiu, nesta quinta-feira (25/6), a Política Estadual de Monitoramento e Avaliação em Saúde (Pemas-RS). A portaria foi assinada pela titular da Secretaria da Saúde (SES), Lisiane Fagundes, durante reunião do Conselho Estadual de Saúde. A iniciativa cria diretrizes para acompanhar, de forma contínua, a execução de políticas, programas e serviços de saúde, com o objetivo de qualificar a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e fortalecer a tomada de decisão baseada em evidências.

De acordo com a secretária, a nova política representa um avanço na organização da gestão pública. “Estamos fortalecendo a tomada de decisão baseada em evidências, com mais transparência e participação, para melhorar a saúde da população em todo o Estado”, afirmou.

A presidente do Conselho Estadual de Saúde, Inara Claro, destacou o caráter permanente da Pemas-RS. “Foi assinada na plenária do Conselho uma política que não é de governo, mas de Estado, e que vai permanecer independentemente das mudanças de gestão. Construída ao longo de anos por técnicos da SES, ela precisa ser implementada o quanto antes, em respeito a esses profissionais e à saúde da população”, destacou.

Política construída de forma participativa 

O processo de elaboração da política foi ressaltado pela coordenadora do Núcleo de Planejamento Estratégico e Governança da Assessoria de Gestão e Planejamento (Ageplan), Suzana de Souza. “São dois anos de muito trabalho, de escuta, de construção coletiva. Essa política não nasceu de cima para baixo. Ela foi desenvolvida de forma transversal e ascendente, com contribuições de diferentes áreas e níveis da secretaria”, explicou.

Suzana também destacou o papel técnico do grupo envolvido na elaboração. “Quero agradecer especialmente ao Núcleo de Planejamento Estratégico e Governança e a todos que integraram o GT-Pemas. Foi um trabalho técnico rigoroso, feito com dedicação e compromisso real com a qualificação da gestão em saúde no Rio Grande do Sul”, acrescentou.

A Pemas-RS estabelece um conjunto de ações voltadas ao monitoramento contínuo e à avaliação de resultados e impactos das políticas públicas de saúde. Entre os principais objetivos estão o aprimoramento do planejamento, a melhoria da eficiência no uso de recursos, o aumento da transparência e o fortalecimento do controle social.

A política também prevê o desenvolvimento de sistemas de informação, indicadores, relatórios e painéis de dados, além da capacitação de gestores e técnicos em diferentes níveis.

“A Pemas-RS representa um avanço importante: ela nos dá diretrizes para monitorar e avaliar as políticas públicas, para que as decisões sejam cada vez mais baseadas em evidências. É uma política que o Estado precisava e que foi construída por quem conhece a realidade do SUS no Rio Grande do Sul por dentro”, concluiu Suzana.

Texto: Ascom SES
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul