Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governo do Estado inaugura estande na feira Cisce, na China

Evento faz parte da programação da missão gaúcha para negócios no país asiático

Publicação:

Missão RS na China   Feira Cisce
Foco da participação da comitiva é atrair investimentos para o Rio Grande do Sul - Foto: Joel Vargas/Ascom GVG

O governo do Estado inaugurou, nesta terça-feira (28/11), seu estande institucional na Exposição Internacional da Cadeia de Suprimentos da China (China International Supply Chain Expo - Cisce), com a presença do vice-presidente do Conselho Chinês para a Promoção do Comércio Internacional (China Council for the Promotion of International Trade - CCPIT), Yu Jianlong. Além de ser a primeira vez do Rio Grande do Sul na feira, o Estado é o único brasileiro com estande oficial no evento. Esta edição tem cinco temas principais: veículos inteligentes, agricultura verde, energia limpa, tecnologia digital e vida saudável. A cadeia de suprimentos também conta com uma área de serviços para apresentar ao público.

A participação na Cisce, que acontece entre 28 de novembro e 2 de dezembro, em Pequim, faz parte da Missão RS China, liderada pelo vice-governador Gabriel Souza e acompanhada pelo titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Ernani Polo, e pelo adjunto da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Márcio Madalena. O foco é ampliar negócios entre o governo estadual e o país asiático, com atração de investimento estrangeiro.

O vice-governador Gabriel Souza destacou a relevância da presença do Estado no evento. “Esta é uma importante vitrine para apresentarmos os produtos gaúchos, feitos com qualidade e com segurança, e também para reforçarmos a nossa preocupação com o desenvolvimento sustentável. A meta é expandir ainda mais nossa capacidade de negócios e de investimentos em um dos maiores mercados do mundo”, afirmou.

Vice governador   Feira Cisce na China
Gabriel destacou a importância do evento como vitrine para apresentar os produtos gaúchos - Foto: Joel Vargas/Ascom GVG

Localizado no pavilhão da Agricultura Verde, o estande tem 18m² e recebeu um aporte de US$ 6 mil do governo gaúcho, por meio do Programa de Apoio à Participação de Empresas Gaúchas em Feiras Internacionais do Estado, da Sedec. Um dos objetivos da presença do Rio Grande do Sul na feira é aumentar os negócios no setor de proteína animal, além de trabalhar o reconhecimento, pela China, do Estado como zona livre de febre aftosa sem vacinação. Também serão apresentados projetos gaúchos para expandir investimentos estrangeiros.

O titular da Sedec tem grandes expectativas para o início do evento. “Estar com um estande do Estado nesta feira será uma grande oportunidade para mostrar ao mundo a expertise gaúcha, a qualidade de nossos produtos e as possibilidades de investimento que o Rio Grande do Sul proporciona”, salientou Polo.

A China é o maior parceiro comercial do Rio Grande do Sul, sendo responsável pela importação de mais de US$ 4,7 bilhões. Os principais produtos importados são carnes de frango, suínos, bovinos, soja, óleo de soja, tabaco, couros e peles. Durante a missão, o governo do Estado buscará ampliar as relações comerciais com os chineses, em especial em relação à habilitação de novas plantas frigoríficas para aumentar os embarques de carne gaúcha para o país asiático.

“É o momento do Rio Grande do Sul mostrar seus potenciais. Em especial, é uma oportunidade para a cadeia da proteína animal se posicionar no mercado asiático, principalmente no chinês, mostrando sua capacidade de produção e de exportação”, enfatizou o secretário-adjunto da Seapi.

Cisce

A Exposição Internacional da Cadeia de Suprimentos da China (China International Supply Chain Expo - Cisce) é uma plataforma aberta de cooperação internacional estabelecida pelo Conselho Chinês para a Promoção do Comércio Internacional (China Council for the Promotion of International Trade - CCPIT). O tema desta, que é a primeira edição, é “Conectando o mundo para um futuro compartilhado”. A abertura aconteceu nesta terça-feira, com a participação do primeiro-ministro da República Popular da China, Li Qiang.

Texto: Ascom GVG, Ascom Sedec e Ascom Seapi
Edição: Camila Cargnelutti/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul