Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governo do Estado inaugura, com recursos do SUS Gaúcho, ambulatório de urologia no Hospital da Urcamp, em Bagé

O novo serviço realizará 30 exames, 30 procedimentos cirúrgicos e 210 consultas mensais

Publicação:

Esta é uma descrição detalhada da imagem para fins de acessibilidade:

A imagem registra uma cerimônia de inauguração em um ambiente interno. No centro da composição, um homem e uma mulher realizam o ato de cortar uma fita verde.

As figuras centrais: À esquerda, um homem de terno escuro e óculos inclina-se levemente enquanto segura a fita. À direita, uma mulher de cabelos curtos, óculos, blazer branco e calça verde clara segura a outra extremidade da fita, sorrindo.

Acompanhantes: Ao redor da dupla principal, outras pessoas aplaudem o momento. À extrema esquerda, em primeiro plano, um senhor de camisa social azul clara e óculos observa a ação. À direita, uma mulher de blusa azul-petróleo aplaude com entusiasmo.

O cenário: Ao fundo, há uma porta branca de correr onde está estampado o logotipo do "Assistir - Programa de Incentivos Hospitalares". O logo apresenta o desenho estilizado de um hospital com uma cruz vermelha.

Detalhes adicionais: Na parede azul à esquerda, é possível ver cartazes com fotos de autoridades e textos. O piso é de azulejos claros com padrões circulares repetitivos.

A iluminação é clara e a atmosfera é de celebração e formalidade.
Iniciativa fortalece rede regional de cuidado e amplia acesso à saúde especializada - Foto: Arthur Vargas/Ascom SES

O governo do Estado, por meio da titular da Secretaria da Saúde (SES), Arita Bergmann, inaugurou nesta quinta-feira (5/2) o ambulatório de urologia do Hospital Doutor Mário Araújo, do Centro Universitário da Região da Campanha (Urcamp), em Bagé. Com financiamento do SUS Gaúcho, o local vai realizar 30 exames, 30 cirurgias e 210 consultas mensais, a partir do recebimento de um incentivo financeiro estadual de R$ 76,5 mil por mês.

“A abertura deste ambulatório toca profundamente em todos nós, em especial naqueles que fazem gestão pública. Temos a certeza de que estamos no lugar certo, um hospital universitário que acolhe e que, acima de tudo, atua com resolutividade técnica para levar saúde para a população do Estado”, disse Arita, destacando que o governo irá apoiar o fortalecimento do serviço.

Acesso universal à saúde

Por ano, serão repassados R$ 919 mil ao hospital por meio do Assistir, programa da SES que transfere recursos do Estado a hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) com base nos serviços prestados. Com o ambulatório, os pacientes não precisarão mais se deslocar para outros municípios próximos ou mesmo para Porto Alegre, a 378 quilômetros de distância, para receber atendimento.

O serviço conta com três médicos urologistas, todos com atuação cirúrgica. Os atendimentos são marcados pelas secretarias municipais de saúde via Gercon, o sistema de gerenciamento de consultas da SES.

O reitor da Urcamp, Guilherme Bragança, ressaltou que o novo ambulatório fortalece uma rede estadual de cuidado que prioriza o acesso universal à saúde. Na cerimônia, ele citou dados epidemiológicos que indicam a elevada incidência e mortalidade do câncer de próstata no Brasil, reforçando a importância de ampliar o acesso à atenção especializada.

O prefeito em exercício de Bagé, Beto Alagia, definiu o Hospital Universitário como patrimônio da comunidade, elogiando a gestão da Urcamp.

Texto: Ascom SES
Edição: Edição

Portal do Estado do Rio Grande do Sul