Governo do Estado inaugura, com recursos do SUS Gaúcho, ambulatório de urologia no Hospital da Urcamp, em Bagé
O novo serviço realizará 30 exames, 30 procedimentos cirúrgicos e 210 consultas mensais
Publicação:
O governo do Estado, por meio da titular da Secretaria da Saúde (SES), Arita Bergmann, inaugurou nesta quinta-feira (5/2) o ambulatório de urologia do Hospital Doutor Mário Araújo, do Centro Universitário da Região da Campanha (Urcamp), em Bagé. Com financiamento do SUS Gaúcho, o local vai realizar 30 exames, 30 cirurgias e 210 consultas mensais, a partir do recebimento de um incentivo financeiro estadual de R$ 76,5 mil por mês.
“A abertura deste ambulatório toca profundamente em todos nós, em especial naqueles que fazem gestão pública. Temos a certeza de que estamos no lugar certo, um hospital universitário que acolhe e que, acima de tudo, atua com resolutividade técnica para levar saúde para a população do Estado”, disse Arita, destacando que o governo irá apoiar o fortalecimento do serviço.
Acesso universal à saúde
Por ano, serão repassados R$ 919 mil ao hospital por meio do Assistir, programa da SES que transfere recursos do Estado a hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) com base nos serviços prestados. Com o ambulatório, os pacientes não precisarão mais se deslocar para outros municípios próximos ou mesmo para Porto Alegre, a 378 quilômetros de distância, para receber atendimento.
O serviço conta com três médicos urologistas, todos com atuação cirúrgica. Os atendimentos são marcados pelas secretarias municipais de saúde via Gercon, o sistema de gerenciamento de consultas da SES.
O reitor da Urcamp, Guilherme Bragança, ressaltou que o novo ambulatório fortalece uma rede estadual de cuidado que prioriza o acesso universal à saúde. Na cerimônia, ele citou dados epidemiológicos que indicam a elevada incidência e mortalidade do câncer de próstata no Brasil, reforçando a importância de ampliar o acesso à atenção especializada.
O prefeito em exercício de Bagé, Beto Alagia, definiu o Hospital Universitário como patrimônio da comunidade, elogiando a gestão da Urcamp.
Texto: Ascom SES
Edição: Edição