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Governo do Estado e Ministério dos Transportes vistoriam obras de duplicação da BR-116 entre Guaíba e Pelotas

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PORTO ALEGRE, RS, BRASIL: 04.09.14 Apresentação da obra da rodovia BR 116. Foto: Caroline Bicocchi/Palácio Piratini
Engenheiro Vladimir Casa, do Dnit, explica o andamento da obra na rodovia, que a partir de outubro já deverá ter trechos - Foto: Caroline Bicocchi/Palácio Piratini

Representantes do Governo do Estado, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e do Ministério dos Transportes visitaram, na manhã desta quinta-feira (4), trechos da duplicação da BR-116 entre o município de Guaíba e Pelotas, na Região Sul do Estado.

Lotes nas cidades de Guaíba, Barra do Ribeiro e Tapes foram mostrados ao ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, pelo governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro. Para o governador, esta é uma antiga demanda da Região Sul, que sofreu por um longo período sem uma ligação logística mais eficiente com a Região Metropolitana. “É uma região importante, com agricultura forte, um fortalecimento cada vez maior da indústria, e agora, com o Polo Naval, se tornou um dos indutores do desenvolvimento gaúcho. Se muitos antes viam essa parte do Estado como um problema, estamos provando que com investimentos ela pode se desenvolver e ajudar o Rio Grande do Sul a se desenvolver”, observou.

Duplicação
A duplicação da BR-116 entre a Região Metropolitana de Porto Alegre e Pelotas, no Sul do Estado, tem previsão de conclusão para o segundo semestre de 2015. As obras, que começaram há quase dois anos, chegaram a 40% de conclusão. Todos os trechos dos 211 quilômetros da rodovia entre Guaíba e Pelotas está em obras. O projeto foi dividido em nove lotes, que andam em ritmos diferentes. “Esta obra faz parte de uma visão estratégica do país em desenvolver locais que ficaram por muito tempo esquecidos. E pelo que vi aqui, estamos muito satisfeitos e temos a certeza que essa estrada tão importante para os gaúchos será entregue no prazo”, declarou o ministro.

Obra
Para poder duplicar a BR-116, cerca de mil propriedades que ficavam às margens da rodovia precisaram ser removidas. Para agilizar esse processo de desapropriação, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e a Justiça Federal organizaram mutirões. Assim, um processo que poderia se arrastar anos dura apenas poucos meses.

Em todo o trecho, estão previstas a construção de 27 pontes, viadutos e passarelas. Cinco estão em fase final de obras. Segundo o Dnit, a previsão é que a duplicação completa seja entregue em junho do ano que vem. A obra foi orçada em quase R$ 900 milhões. “Mesmo com as dificuldades de uma obra desta envergadura, em todos os lugares que vamos somos elogiados pela velocidade da obra. Em outubro já queremos liberar alguns trechos para o tráfego, e até o final de 2015 entregaremos a duplicação completa”, explicou o engenheiro e supervisor do Dnit, Vladimir Casa.

Logística
No Rio Grande do Sul, a BR 116 é a principal via de acesso ao sul do Estado e ao Porto do Rio Grande – corredor de escoamento de produção entre o Brasil e o Mercosul. A extensão total da obra, dividida em nove lotes, vai beneficiar 11 municípios de forma direta: Guaíba, Barra do Ribeiro, Mariana Pimentel, Tapes, Sentinela do Sul, Arambaré, Camaquã, Cristal, São Lourenço do Sul, Turuçu e Pelotas. “O principal objetivo da duplicação é aumentar a capacidade de veículos, trazendo melhorias para a rodovia que atualmente está saturada pelo volume de tráfego, principalmente de caminhões. Além de prevenir acidentes com prejuízos materiais e riscos à vida, a realização do empreendimento ainda é justificada pela importância socioeconômica para a região, uma vez que proporciona locomoção rápida e segura de pessoas e bens entre as cidades envolvidas”, comenta o ministro.

Contorno de Pelotas
Dois anos depois do começo das obras, a duplicação dos 23 quilômetros do Contorno de Pelotas, entre a BR-116 e a BR-392, atingiu 66,23% de conclusão, segundo dados do Dnit. Desse total, trechos que totalizam sete quilômetros de pista principal e nove quilômetros de pista lateral já estão asfaltados. A previsão de conclusão das obras sofreu alteração, segundo o Dnit, por causa das frequentes chuvas. Em junho, a expectativa era que as obras do 1-A seriam concluídas em dezembro e o 1-B até o primeiro semestre de 2015. O novo prazo prevê que o lote 1-A será finalizado em abril de 2015 e o lote 1-B, até setembro do próximo ano. 

Empresas responsáveis por cada um dos lotes da duplicação: 

Lote 01: km 300,54 ao km 325,00 - Construtora Constran

Lote 02: km 325,00 ao km 351,34 - Construtora Constran

Lote 03: km 351,34 ao km 373,22 - Construtora Ivaí

Lote 04: km 373,22 ao km 397,20 - Consórcio Trier/CTESA

Lote 05: km 397,20 ao km 422,30 - Consórcio Brasília Guaíba/Ribas

Lote 06: km 422,30 ao km 448,50 - Consórcio Pelotense/CC

Lote 07: km 448,50 ao km 470,10 - Construtora Sultepa

Lote 08: km 470,10 ao km 489,00 - Construtora SBS

Lote 09: km 489,00 ao km 511,76 - Consórcio MAC/Tardelli

Obra no Contorno de Pelotas:

- Lote 1-A = Construtora HAP Engenharia Ltda. Duplicação de 11,01km = Do km 511,758 ao km 522,768 (BR-116).

- Lote 1-B = Consórcio SBS Engenharia e Construções AS., MAC Engenharia Ltda e Construtora Pelotense Ltda. Duplicação de 12,682km = Do 522,768 ao 527,680 (totalizando 4,912km) na BR-116 e do Km 60,631 ao 68,400 (totalizando 7,77km) da BR-392.

Texto: Euclides Bitelo
Edição: Redação Secom 

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