Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governo do Estado destaca Polícia Penal para realização de revistas preventivas em unidades prisionais no Litoral

Parte da Operação Verão Total, procedimento ocorreu em Osório, Torres, Santa Vitória do Palmar e Pelotas

Publicação:

Foto mostra agentes penais enfileirados diante do muro de uma unidade prisional
Agentes da Polícia Penal mobilizados em ação estratégica para segurança no Estado - Foto: Ascom SSPS

Quatro estabelecimentos prisionais localizados na região litorânea do Estado foram alvos, desde a semana passada, de operações para revistas gerais em suas celas e galerias. As ações, de caráter preventivo, compõem a linha de atuação da Polícia Penal na Operação Verão Total 2025/2026, voltada para a manutenção da ordem e disciplina no sistema prisional como parte da estratégia de segurança pública para o período do veraneio.

As unidades vistoriadas foram a Penitenciária Modulada de Osório, no dia 8/12, quando houve a movimentação de 1,5 mil apenados; o Presídio Estadual de Santa Vitória do Palmar, em 11/12, com 74 presos; o Presídio Estadual Feminino de Torres, também em 11/12, com 72 apenadas; e o Presídio Regional de Pelotas, na última segunda-feira (15/12), com 935 presos em quatro galerias.

Em todas, atuaram servidores das delegacias penitenciárias regionais envolvidas (1ª e 5ª DPR’s), dos Grupos de Intervenção Rápida de diferentes regiões, do Grupo de Ações Especiais (Gaes), de Grupos de Operações com Cães, da Inteligência Penitenciária e das próprias unidades, empregando um efetivo total de 486 agentes.

Verão Total 2025/2026

Duas linhas de atuação caracterizam a atuação da instituição na Operação Verão Total, lançada no último sábado (13/12) em Tramandaí: garantia da segurança e da ordem nos estabelecimentos prisionais e acompanhamento da regularidade nas execuções penais.

O Departamento de Monitoração Eletrônica (DME), com os institutos penais de monitoramento eletrônico (IPMEs) das 1ª, 5ª e 10ª regiões penitenciárias, farão a análise em tempo real das irregularidades das pessoas com tornozeleira eletrônica nos litorais Norte e Sul, além do cumprimento de mandados de prisão em aberto, quando identificados. Em caso de violações de zona, os agentes penitenciários informam o Poder Judiciário para as medidas cabíveis.

Em períodos com maior circulação de pessoas, como finais de semana, datas comemorativas, feriados e grandes eventos, a monitoração 24 horas é intensificada na região.

Durante a Operação Verão Total, a Polícia Penal concentra na região litorânea as fiscalizações de prisões domiciliares através do Departamento de Segurança e Execução Penal, com os táticos Grupo de Ações Especiais e Grupo de Intervenção Rápida e demais órgãos de segurança.

Texto: Paulo André Dutra/Polícia Penal
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul