Governo do Estado auxilia família de gaúcha morta por violência doméstica na Espanha
Publicação:
O Governo do Estado anunciou na manhã desta terça-feira (7) apoio à família da gaúcha Gisele Dorneles, morta pelo companheiro em sua moradia na Espanha. A mulher foi assassinada na sexta-feira (3), em Barcelona.
Conforme a coordenadora da Centro Estadual de Referência da Mulher, Maria do Carmo Bittencourt, a família de Gisele irá receber atendimento psicossocial da rede local de atendimento em Cachoeirinha, onde os familiares residem, na Região Metropolitana de Porto Alegre.
Além da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), a Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH) e a Assessoria de Cooperação e Relações Internacionais (Acri) estão empenhadas em auxiliar a família. De acordo com o assessor da Acri Fabio Balestro, o Itamarati já foi acionado para custear a repatriação das crianças, um menino de cinco anos e uma menina de quatro. Além disso, trâmites legais estão sendo realizados pelo Governo do Estado a fim de possibilitar a ida de um dos avós maternos para acompanhar a vinda das crianças, hoje sob tutela do governo espanhol.
Como buscar ajuda no RS
Através do Telefone Lilás 0800 541 08 03, as mulheres em situação de violência doméstica podem ligar de forma gratuita, de qualquer parte do Estado, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h.
Em Porto Alegre, o atendimento presencial pode ser feito diretamente no Centro Estadual de Referência da Mulher Vânia Araújo Machado (CRMVAM), localizado na Travessa Tuyuty, nº 10, esquina com a Rua André da Rocha, no Centro Histórico.
Ligue 180
O Ligue 180 foi criado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), em 2005, para servir de canal direto de orientação sobre direitos e serviços públicos para a população feminina em todo o país (a ligação é gratuita).
O número é a porta principal de acesso aos serviços que integram a rede nacional de enfrentamento à violência contra a mulher, sob amparo da Lei Maria da Penha, e o canal concentra base de dados privilegiada para a formulação das políticas do Governo Federal nessa área. Em março de 2014, o Ligue 180 transformou-se em disque-denúncia, com capacidade de acionamento imediato da Polícia Militar e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Para isso, conta com apoio financeiro do programa “Mulher, Viver sem Violência”, propiciando-lhe agilidade no atendimento, inovações tecnológicas, sistematização de dados e divulgação.
Ajuda internacional
O alcance do Ligue 180 ultrapassa as fronteiras do país. Até agora, três são os países que contam com o serviço:
Espanha - ligar para o número 900 990 055 – opção 1 – e informar o número: (61) 3799-0180
Portugal - ligar para o número é 800 800 550 – opção 1 – e informar o número: (61) 3799-0180
Itália - ligar 800 172 211 – opção 1 – e informar o número (61) 3799-0180
Texto: Assessoria SPM/RS
Edição: Redação Secom