Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governo do Estado assina termos de cooperação com 17 municípios contemplados pelo Programa Horas-máquina

A iniciativa, coordenada pela Sedur, integra o Plano Rio Grande e auxilia municípios atingidos pelas enchentes

Publicação:

Grupo de cerca de 25 pessoas posa para foto em sala de reuniões iluminada, com bandeiras do Brasil e do Rio Grande do Sul ao fundo. No centro, autoridades estaduais e municipais seguram documentos de cooperação.
Iniciativa ajuda municípios com serviços como abertura de estradas, terraplenagem e reestruturação de cabeceiras de pontes - Foto: André Fernandes/Divulgação Prefeitura de Canela

O Governo do Estado assinou termos de cooperação com 17 municípios contemplados pelo Programa Horas-máquina/Áreas Urbanas. O ato foi realizado na quarta-feira (22/10), no auditório do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). Com a iniciativa, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur), o governo vem trabalhando desde maio de 2024 no auxílio aos municípios atingidos pelas chuvas, com foco na abertura de estradas, terraplanagem para a construção de habitações, limpeza de terrenos e reestruturação de cabeceiras de pontes.

A assinatura reforça o compromisso do Estado com a reconstrução e a proteção das comunidades gaúchas. O titular da Sedur, Marcelo Caumo, afirmou que o Horas-máquina é um dos programas mais demandados pelos prefeitos na Secretaria. “O governador Eduardo Leite aprovou e a gente levou o Horas-máquinas ao Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs). Hoje a gente inicia uma nova etapa de 92 municípios que serão contemplados e vocês são os primeiros. O Estado sofreu muito em 2023 na região dos Vales, em 2024 todas as regiões sofreram com as enchentes. E a aplicação deste recurso visa auxiliar principalmente esses municípios que sofreram com os eventos climáticos de 2024”, relatou.  

O Horas-máquina/Áreas Urbanas integra o Plano Rio Grande, programa de Estado liderado pelo governador Eduardo Leite, criado para proteger a população, reconstruir o Rio Grande do Sul e torná-lo ainda mais forte e resiliente, preparado para o futuro. 

O secretário Marcelo Caumo destacou a atuação do legislativo estadual, em votações muitas vezes difíceis, que hoje dá a retaguarda financeira para atendimento às cidades por meio de programas como o Desassorear, Conexões, Drenagem e Pavimenta, disponibilizados às prefeituras por meio da Sedur. “Vamos seguir trabalhando em parceria com os deputados e prefeitos, lutando neste Estado para seguir crescendo e repetindo momentos como este, de muita alegria, quando o Estado mais uma vez consegue chegar em cada um dos municípios”, celebrou.  

Parceria com os municípios 

Representando os gestores municipais na solenidade, a prefeita de Novo Barreiro, Márcia Rodrigues, relatou a boa experiência do município com outros programas do Estado, como o Pavimenta, e a expectativa positiva em relação ao Horas-máquina/Áreas Urbanas. 

“Somos privilegiados por ter um governador como o Eduardo Leite, de ter uma visão como ele tem. Não sei o que seria dos nossos municípios. Há quatro anos quando não é estiagem é chuvarada. A maioria aqui é de municípios pequenos e médios, onde prevalece a agricultura. Muito obrigada ao secretário, aos deputados e a toda a equipe da Sedur. Não existe uma Secretaria onde funcione e andem tão rápido as coisas quanto a de vocês. Parabéns!”, afirmou Márcia. 

O Horas-máquina também contempla serviços de movimentação de terra; execução e manutenção de pequenos trevos de acesso das vias municipais às rodovias estaduais; manutenção de pequenas barragens, pontes, pontilhões e bueiros; além dos serviços de desassoreamento de rios, riachos e córregos de água. Os municípios ficam responsáveis pela gestão e fiscalização dos trabalhos.  

Quatro homens posam sorridentes diante de um painel amarelo com a frase “Nossos caminhos levam ao desenvolvimento”, ilustrado com imagens de rodovias e paisagens do Estado. O homem ao centro segura um documento oficial, simbolizando a assinatura dos termos de cooperação do Programa Horas-máquina.
Na nova etapa do Programa Horas-máquina/Áreas Urbanas 92 novos municípios serão contemplados com os serviços - Foto: André Fernandes/Divulgação Prefeitura de Canela

Municípios que assinaram os termos na quarta-feira (22/10):

  1. Canela
     
  2. Cerro Grande

  3. Doutor Mauricio Cardoso

  4. Floriano Peixoto  

  5. Guarani das Missões 

  6. Humaitá  

  7. Itapuca  

  8. Lagoa dos Três Cantos  

  9. Mariano Moro  

  10. Mato Leitão  

  11. Morro Reuter  

  12. Novo Barreiro  

  13. Porto Lucena  

  14. Progresso  

  15. Ronda Alta  

  16. São Gabriel  

  17. Santo Cristo


Texto: Brígida Sofia/Ascom Sedur
Edição: Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul