Governo do Estado apresenta RS+Digital para municípios em evento da Famurs, em Porto Alegre
Encontro apresentou as soluções que integram o programa voltado à modernização da gestão pública municipal com apoio do Estado
Publicação:
O governo do Estado, por meio da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), participou nesta quarta-feira (4/2) da apresentação do RS+Digital durante evento promovido pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). Realizado na sede da entidade, em Porto Alegre, o encontro apresentou as soluções que integram o programa voltado à modernização da gestão pública municipal, com participação presencial de equipes da SPGG e da Famurs e acompanhamento remoto de prefeitos, secretários e equipes técnicas.
Na abertura, o subsecretário de Governança e Estratégia de TIC e Digital da SPGG, Nielson Luis de Paula Carramilo, destacou que o programa busca estabelecer uma base comum de tecnologias digitais para os municípios gaúchos. “A proposta do RS+Digital é oferecer ferramentas já utilizadas pelo Estado, com apoio técnico e infraestrutura, para que os municípios possam avançar na digitalização de seus processos administrativos”, afirmou. Segundo Carramilo, a iniciativa reforça a cooperação entre Estado e municípios na área de governança digital. “O alinhamento entre as administrações permite padronizar procedimentos, ampliar a segurança da informação e facilitar a integração entre sistemas”, completou.
Apoio à gestão municipal
O RS+Digital reúne iniciativas voltadas à qualificação dos processos administrativos e à ampliação da oferta de serviços digitais nos municípios. Nesta primeira fase, com cronograma previsto até junho de 2026, o programa contempla soluções como o SEI Municípios, voltado à tramitação eletrônica de documentos e processos com gestão documental segura; o Microsoft 365, que reúne ferramentas de produtividade e colaboração, incluindo recursos de inteligência artificial; a integração das Cartas de Serviços Municipais ao portal rs.gov.br, ampliando a transparência e a oferta de serviços digitais ao cidadão; além de ações de apoio à implantação, capacitação das equipes locais e infraestrutura tecnológica provida pela Procergs, integrada aos sistemas e serviços do programa.
A adoção dessas soluções é acompanhada por suporte técnico às administrações municipais e pela harmonização de procedimentos, com foco na segurança da informação, na integração entre áreas e na conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e a Lei de Acesso à Informação (LAI). O conjunto das iniciativas contribui para a organização das rotinas administrativas, a rastreabilidade dos processos, a redução do uso de papel, a padronização de procedimentos, a ampliação da transparência e melhoria no atendimento ao cidadão.
Representando a presidente da Famurs, Adriane Perin de Oliveira, o superintendente da entidade, Beto Bordin, destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento da gestão pública municipal. “A Famurs tem como missão apoiar os municípios e acompanhar os grandes movimentos da sociedade. A transformação digital faz parte desse processo, e a integração entre municípios, Estado e União contribui para qualificar e dar suporte à gestão pública”, ressaltou. Estão previstas apresentações mensais e ações em eventos da Famurs ao longo do semestre de 2026, com o objetivo de ampliar o alcance das informações e aprofundar o conhecimento técnico sobre o programa.
Sobre o RS+Digital
Lançado pelo governo do Estado em novembro de 2025, o RS+Digital tem como objetivo modernizar a gestão pública e fortalecer a transformação digital nos municípios gaúchos. Coordenado pela SPGG, por meio da Subsecretaria de Governança e Estratégia de TIC e Digital (STI), e com apoio da Procergs, o programa vem sendo implementado de forma gradual, com adesão voluntária dos municípios. A iniciativa reforça a cooperação entre Estado e prefeituras, ampliando a adoção de soluções tecnológicas e a integração das administrações na estratégia de transformação digital.
Texto: Marcelo Bergter/Ascom SPGG
Edição: Secom