Governo do Estado anuncia seminário com municípios prioritários para apresentar programa de preparação ao El Niño
Primeiro encontro reunirá gestores de 70 municípios e integra a estratégia estadual de preparação para possível evento climático
Publicação:
Diante do cenário climático projetado para o segundo semestre de 2026, o Governo do Rio Grande do Sul avança nas ações de preparação ao El Niño. Em encontro realizado na manhã desta quinta-feira (11/6), no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), o governador Eduardo Leite reuniu-se pela segunda vez com a equipe da Defesa Civil do Estado para acompanhar o andamento das iniciativas e anunciar os próximos passos da estratégia de preparação antecipada.
Leite destacou que o governo está atuando com planejamento, integração e base técnica para reduzir riscos e fortalecer a capacidade de resposta dos municípios diante de possíveis eventos extremos. “Estamos trabalhando com antecedência para que o Rio Grande do Sul esteja mais preparado para enfrentar os impactos do El Niño. A experiência recente mostrou que a prevenção salva vidas, reduz danos e permite respostas mais rápidas e eficientes. Por isso, estamos mobilizando toda a estrutura do Estado e apoiando os municípios para que possam agir antes que as emergências aconteçam”, afirmou.
A próxima etapa do programa será a realização de um seminário no dia 17 de junho, voltado a 70 municípios que integram a Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil da Região Metropolitana. Na sequência, o governo promoverá encontros regionalizados com os demais municípios que integram o grupo daqueles considerados mais vulneráveis aos impactos de eventos meteorológicos extremos.
Durante os seminários, as prefeituras receberão uma análise técnica individualizada, elaborada pelo Departamento de Gestão de Riscos da Defesa Civil do Estado. O material reúne informações meteorológicas, hidrológicas, geológicas, sociais e históricas de cada município, apontando áreas críticas, quantificando edificações localizadas em zonas de risco e avaliando o nível de adequação dos planos de contingência locais.
O coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Boeira, ressaltou que o objetivo é oferecer aos gestores municipais ferramentas concretas para qualificar a preparação e fortalecer a tomada de decisão. “Estamos entregando aos municípios um diagnóstico detalhado de suas vulnerabilidades e capacidades de resposta. Esse trabalho permite identificar fragilidades, orientar investimentos e aperfeiçoar os planos de contingência. Quanto mais preparados estivermos antes da ocorrência dos eventos, maior será a capacidade de proteger a população e reduzir impactos.”
Perspectiva climática
A meteorologista da Defesa Civil Estadual, Cátia Valente, apresentou os dados da mais recente atualização dos modelos climáticos para o El Niño 2026-2027. As projeções indicam 63% de probabilidade de o fenômeno atingir intensidade muito forte entre novembro de 2026 e janeiro de 2027 em diferentes regiões do Brasil.
No Rio Grande do Sul, o período de maior atenção será o segundo semestre de 2026, especialmente entre o final do inverno e a primavera.
Segundo Cátia, embora a consolidação do fenômeno seja considerada altamente provável, os impactos específicos ainda dependem da interação de diversos sistemas atmosféricos. “Os modelos indicam, com elevado grau de confiança, a formação de um episódio de El Niño. No entanto, a magnitude dos impactos no Rio Grande do Sul dependerá da combinação de diferentes fatores meteorológicos que só podem ser avaliados com maior precisão em prazos mais curtos. Por isso, o foco neste momento é trabalhar com cenários e fortalecer a preparação dos municípios e das comunidades.”
Texto: Sue Gotardo/Secom e Sabrina Ribas/Defesa Civil
Edição: Secom