Governo discute ampliação de parcerias comerciais e acadêmicas com a Polônia
Entre os interesses do país europeu, está a exportação para o Estado de fertilizantes e tecnologia para mobilidade urbana
Publicação:
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico recebeu, nesta sexta-feira (10/10), representantes da República da Polônia para tratar do estreitamento de relações bilaterais, da ampliação de mercados e do intercâmbio acadêmico entre o Rio Grande do Sul e o país. O secretário-adjunto da pasta, Leandro Evaldt, e o embaixador da Polônia, Andrzej Cieszkowski, participaram do encontro.
A visita diplomática teve como foco o fortalecimento das relações comerciais e econômicas, com destaque para setores estratégicos como os de fertilizantes (incluindo orgânicos), tecnologia em mobilidade urbana e máquinas e equipamentos, além da indústria de doces poloneses, que já vem se consolidando no mercado brasileiro.
Evaldt ressaltou que o Brasil importa cerca de 70% dos fertilizantes, sendo a Rússia o principal fornecedor, o que torna a possibilidade de diversificação de mercados mais atrativa. Além disso, falou da possibilidade de a comitiva participar de feiras importantes do Estado – como a Expodireto, que sempre recebe delegações internacionais (na edição de 2025 foram mais de 80 países). "É uma oportunidade para prospectar negócios para os dois lados", disse.
O secretário-adjunto frisou, ainda, que o RS vem sendo cada vez mais reconhecido como destino de investimento. “É um trabalho que o governo do Estado vem fazendo em diferentes áreas para tornar o Rio Grande do Sul mais atrativo tanto para os negócios como para viver”, ressaltou. Evaldt lembrou também que o RS está entre os Estados com maiores níveis de segurança pública e possui excelência em saúde e educação – com instituições como o Hospital Moinhos de Vento e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que aparecem entre os melhores de suas categorias no Brasil.
Regionalização
Por sua vez, Cieszkowski abordou o bom desempenho econômico da Polônia, que recentemente passou a integrar o G20, grupo de países com as maiores economias do mundo. “Hoje apresentamos o maior crescimento dinâmico entre os países europeus. É uma economia que se fortalece, principalmente em setores que envolvem a tecnologia e a inovação”, ressaltou. A ideia do país agora é ampliar a regionalização dos negócios, o que motivou a aproximação com o RS.
O cônsul-geral a Polônia em Curitiba, Wojciech Baczyński, salientou a presença de produtos poloneses na indústria gaúcha, com fornecimento de insumos e tecnologia para grandes empresas no RS – como Nexteer, Alpargatas, Still, Cia Zaffari e TK Elevadores, que já mantêm relações comerciais com a Polônia. “Essa forte atuação mostra que temos muito a contribuir em termos de alimentos, borracha e tecnologia de maquinários, entre outros setores de relevância econômica para o Rio Grande do Sul”, elencou.
Encontro em São Paulo
A partir do encontro, será realizada uma reunião no escritório da Invest RS, em São Paulo, ainda em outubro, para uma apresentação formal sobre as oportunidades e feiras no RS com a participação de representantes do consulado e de empresas polonesas.
O objetivo é divulgar as potencialidades do Estado e estabelecer um canal de aproximação entre governos, empresários, investidores e empresas polonesas e gaúchas. A pauta será organizada pela Sedec, por meio da coordenadora de Relações Consulares e Diplomáticas, Astrid Schunemann, para ser discutida com a agência de desenvolvimento do Estado e comitiva polonesa.
Também participaram do encontro o cônsul-geral do cônsul honorário em Porto Alegre, Sérgio Sechinski, e a segunda-secretária de Assuntos Políticos e Econômicos da Embaixada da Polônia em Brasília, Dorota Cieszkowska.
Texto: Luciene Leszczynski/Ascom Sedec
Edição: Secom