Governo decreta 73 escolas públicas aptas a oferecer Ensino Médio
Publicação:
O Rio Grande do Sul terá outras 73 escolas públicas aptas a oferecer o Ensino Médio. O decreto, assinado pelo governador Germano Rigotto, será publicado no Diário Oficial de amanhã (30). Conforme o chefe da Casa Civil, Alberto Oliveira, as escolas, localizadas em diversas regiões do Estado, deverão suprir parte da demanda do Estado. A iniciativa abrirá mais vagas para o Ensino Médio, permitindo que mais alunos possam estudar, afirmou.
O Plano de Expansão de oferta de Ensino Médio encaminhado pela Secretaria Estadual da Educação (SE) havia sido aprovado parcialmente pelo Conselho Estadual de Educação (CEED). Das 139 escolas estaduais que solicitaram criação e ou transformação para ensino médio, 73 obtiveram parecer favorável, 31 parecer contrário e 35 permanecem em diligência. De acordo com o secretário da Educação, José Fortunati, o resultado foi bastante positivo, pois desta forma poderemos atender a demanda de alunos e, assim, fortalecer a rede pública estadual.
Depois da assinatura do decreto, as instituições de ensino, com base no parecer 580/2000 e na resolução 266/2002, providenciarão as adequações exigidas pelo CEED e entrarão com pedido, junto ao Conselho, de credenciamento da instituição e autorização de funcionamento do Ensino Médio. Onze das 73 escolas funcionarão em conjunto com escolas municipais de Ensino Fundamental.