Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governo contempla pescadores de Capão da Canoa com o RS Pesca e Aquicultura

Publicação:

O secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Ivar Pavan, assinou nesta quarta-feira (03), em Capão da Canoa, sete contratos beneficiando pescadores daquele município, bem como de Cidreira e Terra de Areia que, juntos, somam R$ 62 mil. Os recursos serão repassados via Fundo Estadual de Apoio aos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper) e beneficiarão 477 pescadores artesanais das três localidades. Mais cedo, foram firmados outros 19 contratos para pescadores artesanais de Imbé, Osório e Maquiné.

Pavan destacou que o montante é fruto de acerto entre a administração municipal e o Governo do Estado. É fundamental essa parceria da prefeitura na implantação das políticas públicas no município. Dessa forma, as nossas ações chegam rapidamente nas casas das pessoas, destacou o secretário. O titular da SDR ainda parabenizou o trabalho feito pelos pescadores, beneficiando a matéria-prima e entregando o produto na mão do consumidor, agregando o devido valor ao trabalho feito.

O secretário também salientou o momento da pesca no Estado. Hoje falta peixe em nosso Estado e, por mieo dessa atividade, temos um futuro promissor. Nosso Governo é parceiro para construção de políticas que visem o desenvolvimento do trabalhador.

O prefeito de Capão da Canoa, Valdomiro Movaski destacou o trabalho que é desempenhado pelos pescadores. É uma profissão trabalhosa, difícil, e que nem todos os dias se atinge o resultado esperado. Que essa seja a primeira de muitas ações, disse. O representante do Movimento dos Pescadores Profissionais Artesanais (MPPA), Valdomiro Hoffmann, valorizou o esforço dos pescadores na busca por melhorias na atividade. Esse ato é uma resposta da pauta que nossos pescadores entregaram ao Governo. Também agradecemos o trabalho da Emater/RS-Ascar, que tem ajudado os pescadores a executar as suas atividades, salientou.

Colônia
A Colônia Z-30, uma das principais associações de pescadores do litoral, também esteve representada no ato. Paulo Matos, presidente do grupo, elogiou o trabalho dos pescadores e os benefícios a região, que evoluiu bastante com o trabalho que os pescadores vêm realizando. Com essas políticas públicas, eles não serão mais esquecidos e deixados de lado.

Texto: Assessoria de Imprensa
Edição: Redação Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul