Governo avalia concessão com a iniciativa privada para viabilizar obras da ERS-010
Nova rodovia está desenhada no entroncamento com a BR-290, em Porto Alegre, e a ERS-239, em Sapiranga
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O governo do Estado estuda a construção de uma nova rodovia no Rio Grande do Sul, a ERS-010. A viabilidade das obras pode ocorrer por meio de uma concessão em parceria com a iniciativa privada. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (14/7) no Diário Oficial.
A nova estrada terá 41,75 quilômetros de extensão e interligará nove municípios, de Porto Alegre a Sapiranga. O valor estimado do investimento é de R$ 1,7 bilhão, conforme a Secretaria de Logística e Transportes (Selt).
O estudo de viabilidade para as obras foi inserido no escopo da modelagem que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), parceiro do governo, está desenhando para os blocos 1 e 2 das estradas gaúchas. Caso o estudo aponte viabilidade, a ERS-010 poderá compor o Bloco 1, que já conta com as rodovias ERS-020, ERS-040, ERS-115, ERS-235, ERS-239, ERS-446 e ERS-474. A conclusão da análise deve ocorrer até o fim deste ano.
Outra via que foi inserida na avaliação é a ERS-239, no trecho entre Riozinho e Maquiné (localidade de Barra do Ouro), que possui 34 quilômetros de extensão. A rodovia já estava sendo analisada – porém, no ponto que é administrado pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), entre Portão e Maquiné.
O titular da Secretaria de Parcerias e Concessões (Separ) – pasta responsável pelos estudos –, Pedro Capeluppi, ressalta que o governo está avaliando a possibilidade e todos os cenários possíveis serão verificados para viabilizar a ERS-010.
"O modelo de concessão é tradicionalmente utilizado para alavancar investimentos e agilizar obras. Além disso, as estradas concedidas à iniciativa privada são reconhecidas como as melhores do país. Contudo, ainda é cedo para afirmar se a concessão será o caminho ideal para fazer o novo trecho", explica Capeluppi.
Texto: Lucas Barroso/Ascom Separ
Edição: Secom