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Governo avalia concessão com a iniciativa privada para viabilizar obras da ERS-010

Nova rodovia está desenhada no entroncamento com a BR-290, em Porto Alegre, e a ERS-239, em Sapiranga

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Card em fundo cinza, no qual está escrito Parcerias Concessões ao centro, logo abaixo de um ícone que representa uma folha de contrato com um sinal de visto dentro de um círculo na parte inferior direita. No canto inferior direito do Card está a logomarca utilizada pela gestão 2023-2026 do governo do Rio Grande do Sul.
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O governo do Estado estuda a construção de uma nova rodovia no Rio Grande do Sul, a ERS-010. A viabilidade das obras pode ocorrer por meio de uma concessão em parceria com a iniciativa privada. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (14/7) no Diário Oficial.

A nova estrada terá 41,75 quilômetros de extensão e interligará nove municípios, de Porto Alegre a Sapiranga. O valor estimado do investimento é de R$ 1,7 bilhão, conforme a Secretaria de Logística e Transportes (Selt).  

O estudo de viabilidade para as obras foi inserido no escopo da modelagem que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), parceiro do governo, está desenhando para os blocos 1 e 2 das estradas gaúchas. Caso o estudo aponte viabilidade, a ERS-010 poderá compor o Bloco 1, que já conta com as rodovias ERS-020, ERS-040, ERS-115, ERS-235, ERS-239, ERS-446 e ERS-474. A conclusão da análise deve ocorrer até o fim deste ano. 

Outra via que foi inserida na avaliação é a ERS-239, no trecho entre Riozinho e Maquiné (localidade de Barra do Ouro), que possui 34 quilômetros de extensão. A rodovia já estava sendo analisada – porém, no ponto que é administrado pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), entre Portão e Maquiné.   

O titular da Secretaria de Parcerias e Concessões (Separ) – pasta responsável pelos estudos –, Pedro Capeluppi, ressalta que o governo está avaliando a possibilidade e todos os cenários possíveis serão verificados para viabilizar a ERS-010.  

"O modelo de concessão é tradicionalmente utilizado para alavancar investimentos e agilizar obras. Além disso, as estradas concedidas à iniciativa privada são reconhecidas como as melhores do país. Contudo, ainda é cedo para afirmar se a concessão será o caminho ideal para fazer o novo trecho", explica Capeluppi.

Texto: Lucas Barroso/Ascom Separ
Edição: Secom

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