Governo atualiza situação das barragens no RS – 7/5
Publicação:

Atualizada às 21h35 de terça-feira (7/5).
Correção: Diferentemente do que foi publicado mais cedo, a barragem UHE Passo Fundo, da empresa Engie, não está em situação de emergência. Portanto, não apresenta risco de ruptura. Está em estado de emergência a PCH Salto Forqueta, da Certel. As barragens UHE Machadinho e UHE Barra Grande também não se encontram em estado de alerta.
O governo do Estado monitora, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e do Operador Nacional do Sistema (ONS), a situação das barragens no Rio Grande do Sul.
Dados parciais divulgados nesta terça-feira (7/5) apontam que duas estruturas estão em situação de emergência, apresentando risco de rompimento e já com ações de resposta em andamento.
Barragens monitoradas pela Aneel e pelo ONS
Nível de Emergência
Risco de ruptura iminente, exigindo providências para preservar vidas:
- UHE 14 de Julho, em Cotiporã e Bento Gonçalves
- PCH Salto Forqueta, em São José do Herval e Putinga
Nível de Alerta
Quando as anomalias representam risco à segurança da barragem, exigindo providências para manutenção das condições de segurança:
- Nenhuma
Nível de Atenção
Quando as anomalias não comprometem a segurança da barragem no curto prazo, mas exigem monitoramento, controle ou reparo no decurso do tempo.
- UHE Dona Francisca, em Nova Palma
- UHE Castro Alves, em Nova Roma do Sul/Nova Pádua
- UHE Monte Claro, em Bento Gonçalves/Veranópolis
- UHE Bugres - Barragem Divisa, em Canela
- UHE Bugres - Barragem do Blang, em Canela
- UHE Canastra, em Canela
- PCH Furnas do Segredo, em Jaguari
Barragens monitoradas pela Sema
Nível de Emergência
- Barragem de São Miguel, em Bento Gonçalves
- Barragem Saturnino de Brito, em São Martinho da Serra
- Barragem do Arroio Barracão, em Bento Gonçalves
Nível de Alerta
- Capané, em Cachoeira do Sul
- Barragem do Assentamento PE Belo Monte
Nível Atenção
- Barragem do Saibro, em Viamão
- Samuara, em Caxias do Sul
- Dal Bó, em Caxias do Sul
- Assentamento PE Jânio Guedes, em São Jerônimo
- Assentamento PE Tupy, em Taquari
- Filhos de Sepé, em Viamão