Governo atualiza situação das barragens no RS - 4/5

Card em fundo cinza, no qual está escrito Meio Ambiente Infraestrutura ao centro, logo abaixo de um ícone formado por uma imagem do globo terrestre envolvido por um galho de planta com duas folhas em uma das ponta e na parte superior do globo. No canto inferior direito está a logomarca utilizada pela gestão 2023-2026 do governo do Rio Grande do Sul.
-

O governo do Estado monitora, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e do Operador Nacional do Sistema (ONS), a situação das barragens no Rio Grande do Sul.

Dados parciais divulgados na manhã deste sábado (4/5) apontam que duas estruturas estão em situação de emergência, apresentando risco de rompimento e já com ações de resposta em andamento.

Barragens monitoradas pela Aneel e ONS

Nível de Emergência - Risco de ruptura iminente, exigindo providências para preservar vidas:

• UHE 14 de Julho, em Cotiporã e Bento Gonçalves (situação inalterada desde o rompimento parcial há dois dias)

Nesta manhã, o governo do Estado viabilizou o acesso dos técnicos da Companhia Energética Rio das Antas (Ceran) à barragem, para realização de manobras de manutenção, entre elas a liberação gradual de água para aliviar a tensão do talude – estrutura da barragem que faz a contenção da água.

Segundo a empresa, as operações começaram às 11h35, com informação prévia à população via canais institucionais da empresa. O trabalho será lento e gradual para que não haja alteração do nível do rio Taquari-Antas.

Nível de Alerta - Quando as anomalias representam risco à segurança da barragem, exigindo providências para manutenção das condições de segurança:

• UHE Dona Francisca, em Nova Palma
  • UHE Bugres - Barragem Divisa, em Canela

Nível de Atenção - Quando as anomalias não comprometem a segurança da barragem no curto prazo, mas exigem monitoramento, controle ou reparo ao decurso do tempo:

• UHE Bugres - Barragem do Blang, em Canela
  • UHE Canastra, em Canela
  • UHE Monte Claro, em Bento Gonçalves/Veranópolis
  • UHE Castro Alves, em Nova Roma do Sul/Nova Pádua
  • PCH Furnas do Segredo, em Jaguari

As demais barragens classificadas como "situação de atenção" na sexta-feira (3/5) deixaram a lista divulgada pela Aneel.

Conforme a agência reguladora, todas as usinas da bacia do Rio Uruguai estão preparadas para o aumento das suas afluências ao longo das próximas horas. Não houve recebimento de comunicação de alteração dos níveis de segurança das barragens dessa bacia de sexta (3/5) para sábado (4/5).

Barragens monitoradas pela Sema

Nível de Emergência:

• Barragem de São Miguel, em Bento Gonçalves – início de escorregamento da encosta. Técnicos da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) avaliam a situação.

Nível de Alerta:

• Samuara, em Caxias do Sul
  • Dal Bó, em Caxias do Sul
  • Capané, em Cachoeira do Sul

A Barragem do Arroio Barracão, em Bento Gonçalves, e a Barragem Saturnino de Brito, em São Martinho da Serra, tiveram a declaração de emergência encerrada pelos técnicos da Corsan.

O Estado permanece monitorando, com atenção, as barragens de Santa Lúcia, em Putinga; Nova de Espólio de Aldo Malta Dihl, em Glorinha; Belo Monte, em Eldorado do Sul; e Filhos de Sepé, em Viamão.

Texto: Ascom Sema
Edição: Secom