Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governo assina manifesto em prol da retomada de investimentos para ferrovias da Região Sul

Documento assinado em conjunto com outros governos reforça contrariedade ao atual modelo de concessão

Publicação:

card2023 Logística Transportes
-

O Governo do Rio Grande do Sul, em conjunto com os Estados de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, assinou, neste mês, em Florianópolis, uma Carta Manifesto em prol da retomada de investimentos para o modal ferroviário da Região Sul do Brasil.

Além de simbolizar o espírito de união e a defesa do protagonismo dos Estados que possuem interesses comuns quanto ao tema, a assinatura formaliza a contrariedade com relação à atual concessão. Também exige que nenhuma deliberação sobre a renovação, reestruturação ou plano relacionado à destinação de recursos seja tomada sem a participação ativa dos quatro Estados.

Durante o encontro, foi consolidada a criação da Comissão Interestadual para Assuntos Ferroviários da Malha Sul, vinculados ao Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul). A reivindicação foi encaminhada em ofício ao ministro dos Transportes, Renan Filho.

O governador Eduardo Leite destacou a necessidade da participação ativa dos Estados da Região Sul para definir o futuro da concessão Malha Sul e potencializar o ingresso de investimentos estratégicos. "Logística é fundamental para o desenvolvimento. E a malha ferroviária gaúcha perdeu metade da sua movimentação nos últimos anos, está operando com baixa velocidade, alto custo e pouca integração. Não aceitaremos que a atual concessão seja prorrogada sem compromissos concretos de investimento e planejamento. Os recursos da devolução precisam ser aplicados aqui, onde o prejuízo é real e onde há potencial de crescimento. A integração dos Estados reafirma o compromisso com a construção de um plano que contemple nossas demandas para reverter a deterioração da rede ferroviária da Região Sul", afirmou Leite.

O secretário-adjunto de Logística e Transportes, Clóvis Magalhães – que participou do evento em Florianópolis –, salientou que a ausência de investimentos no modal ferroviário compromete o futuro da economia dos Estados e os avanços estruturantes para a retomada do protagonismo da Região Sul. “Fatores relevantes como o escoamento da produção dos quatro Estados passam pela reestruturação das ferrovias, tendo em vista que o fortalecimento desse setor é crucial para instaurar a competitividade econômica e a redução de custos logísticos por meio do transporte de cargas”, explicou o dirigente.

Comissão Interestadual para Assuntos Ferroviários da Malha Sul

A comissão atuará como instância oficial de interlocução junto aos órgãos do governo federal, à concessionária Rumo, ao Tribunal de Contas da União e às demais entidades públicas e privadas envolvidas, com o compromisso de garantir que os interesses regionais sejam considerados de maneira técnica, transparente e cooperativa.

Texto: Ascom Selt
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul