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Governo anuncia edital para contratar apoio administrativo aos Comitês de Bacias Hidrográficas do RS

Abertura do Pregão ocorre dia 17 de julho e empresas interessadas devem cumprir requisitos técnicos para prestar vários serviços

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Card em fundo cinza, no qual está escrito Meio Ambiente Infraestrutura ao centro, logo abaixo de um ícone formado por uma imagem do globo terrestre envolvido por um galho de planta com duas folhas em uma das ponta e na parte superior do globo. No canto inferior direito está a logomarca utilizada pela gestão 2023-2026 do governo do Rio Grande do Sul.
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O governo do Estado, por meio do Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento (DRHS) da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), anuncia a abertura de edital para contratação de serviços de empresa de assessoramento para prestar apoio administrativo ao funcionamento dos 25 Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs) do Estado do Rio Grande do Sul.

A abertura da licitação foi autorizada na quinta-feira (3/7) pela CELIC, com a publicação do Edital de Pregão Eletrônico nº 9253/2025. O certame será realizado conforme as regras da Lei Federal nº 14.133/2021.

Poderão participar do processo as empresas devidamente credenciadas no sistema de Compras Eletrônicas. A data de abertura do pregão será em 17 de julho de 2025, às 9h30min.

A iniciativa voltada ao fortalecimento dos Comitês de Bacia Hidrográfica visa a aprimorar a gestão participativa dos recursos hídricos, garantir maior transparência nos processos deliberativos e consolidar políticas públicas alinhadas ao desenvolvimento sustentável e à preservação dos recursos hídricos.

Requisitos técnicos e legais

O contrato prevê o suporte ao DRHS para consolidar ações de planejamento estratégico e elaboração das agendas anuais dos CBHs, com definição de ações, prazos e calendários em consonância com as orientações da plenária e da diretoria de cada Comitê. A empresa também deverá prestar apoio à comunicação e à mobilização social, contribuindo para a atualização do Portal dos Comitês com conteúdos institucionais, legislação, atas, deliberações, relatórios e demais documentos de interesse público, além da produção de materiais informativos e apoio na divulgação das atividades e resultados alcançados pelos CBHs.

Além disso, a empresa contratada deverá cumprir uma série de requisitos técnicos e legais, apresentando equipe capacitada e estrutura mínima compatível com as atividades previstas. Entre as responsabilidades, estão a criação de rotinas administrativas, como o fluxo de documentos, organização e acompanhamento das reuniões plenárias, elaboração de atas e listas de presença, controle de frequência e apoio à elaboração de pautas e deliberações dos Comitês.

Mobilização e participação

Outro aspecto importante contemplado no edital é o apoio ao processo eleitoral para renovação das diretorias e composição dos Comitês. A empresa ficará encarregada de promover ampla divulgação, mobilizar segmentos sociais, disponibilizar meios de inscrição, publicar listas de membros eleitos e incentivar a participação da sociedade civil. Também será responsável pelo suporte logístico e administrativo para realização de reuniões, eventos e capacitações, além da organização de viagens e deslocamentos, sempre em conformidade com a legislação vigente e as normas da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura.

 

Texto: Cassiano de Oliveira Cavalheiro/Fepam
Edição: Secom

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