Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governo abre consulta pública para construção de hospital 100% SUS em Viamão

Pela proposta, a instituição de saúde contará com até 350 leitos

Publicação:

Card em fundo cinza, no qual está escrito Saúde ao centro, logo abaixo de um ícone formado por uma mulher com um estetoscópio pendurado no pescoço e atrás dela, à esquerda e à direita, dois contornos representando pessoas com estetoscópio pendurado em volta do pescoço. No canto inferior direito está a logomarca utilizada pela gestão 2023-2026 do governo do Rio Grande do Sul.
-

O governo do Estado irá promover a construção, gestão e operação de um novo hospital estadual voltado ao atendimento de média e alta complexidade em Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre. A parceria público-privada (PPP) será objeto de consulta pública a partir desta terça-feira (9/9), conforme publicado no Diário Oficial do Estado

Pela proposta, estruturada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pelo Poder Executivo, o hospital contará com até 350 leitos, todos destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS). A instituição de saúde será referência em ortopedia, traumatologia, neurologia clínica, neurocirurgia e cirurgia geral, operando de maneira integrada com as demais unidades da rede pública. 

Ampliação da rede hospitalar

O projeto será implementado via concessão administrativa (PPP), modelo em que o parceiro privado assume a responsabilidade pela construção e operação do hospital durante o prazo do contrato (25 anos). A atuação do parceiro é regida por metas e indicadores de desempenho para garantir a qualidade do atendimento.  

“A ampliação da rede hospitalar com foco em altas complexidades representa a qualificação do atendimento da população da Região Metropolitana e busca atender a demandas das maiores filas do Estado”, afirmou a secretária da Saúde, Arita Bergmann. 

“Não se trata de uma privatização, visto que a propriedade do hospital permanece com o Estado. A partir da assinatura de contrato com o parceiro privado, vamos acompanhar e cobrar pela excelência de serviço que a população espera e merece”, afirmou Pedro Capeluppi, secretário da Reconstrução Gaúcha, responsável pela pasta de PPPs no governo. 

Durante a fase de consulta pública, que permanece vigente de 9 de setembro até 9 de outubro, a proposta de concessão e detalhes sobre o projeto do hospital de Viamão serão apresentados à população e representantes da sociedade civil, assim como será realizada uma audiência pública, em data que ainda será marcada pelo Estado. O cronograma previsto pelo governo gaúcho estipula a assinatura do contrato de concessão para o segundo semestre de 2026 e o início das obras do novo hospital para os primeiros meses de 2027. 

Texto: Ascom Serg
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul