Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governadora vistoria Centro de Recria de Terneiras em Hulha Negra

Publicação:

A governadora Yeda Crusius durante visita às instalações da sede Campanha da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária do RS(Fepagro), em Hulha Negra, para a apresentação do Projeto de Rastreabilidade Bovina.
Apresentação do Projeto de Rastreabilidade Bovina, em Hulha Negra - Foto: Silvio Alves / Palácio Piratini

A governadora Yeda Crusius vistoriou, em Hulha Negra, nesta sexta-feira (20), as obras de instalação do Centro de Recria de Terneiras Leiteiras da região da Campanha. Coordenado pela Fepagro, o local atenderá produtores da região, por meio da recria de terneiras, em um período de cinco anos, possibilitando o aumento da produtividade de leite e da renda dos criadores. Foi a maneira que o Governo do Estado encontrou para assegurar a qualificação genética, especialmente nas pequenas propriedades, o que aumentará a produtividade da bacia leiteira da região, afirmou Yeda.

Conforme o secretário de Ciência e Tecnologia, Eduardo Macluf, o Centro é uma demonstração de investimento do Executivo em qualificação da pesquisa tecnológica. A unidade também vai gerar informações técnicas e econômicas sobre o desempenho dos animais e o seu impacto na produção, produtividade e renda dos produtores beneficiários. O objetivo é fomentar a pecuária leiteira promovendo práticas de manejo nutricional, sanitário, reprodutivo e de gestão em sistema de recria adequadas às condições dos produtores de leite da agricultura familiar.

A rastreabilidade bovina é outro projeto que envolve o Centro. Por meio de um chip ativo, os animais existentes no local poderão ser monitorados a qualquer momento. As informações serão repassadas dos chips para uma unidade receptora, em Hulha Negra, que enviará os dados, via rádio, até a estação de fibra ótica da Ceee, em Bagé. De lá, os dados serão transmitidos para Porto Alegre por meio da infovia que fica logo acima das redes de transmissão de 230 mil volts.

Ainda em Hulha Negra, a governadora inspecionou a estação meteorológica da Fepagro para monitoramento das condições de tempo e clima da região da Campanha. O local também será conectado ao mesmo cabo de fibra ótica do Grupo CEEE. A estação é um investimento que vai facilitar o manejo na propriedade. Os dados meteorológicos da região serão melhor avaliados, assegurando um resultado mais rentável para o produtor, destacou a chefe do Executivo.

Texto Ari Teixeira

Portal do Estado do Rio Grande do Sul