Governadora sobrevoa barragem de Ernestina e vistoria obras de recuperação
Publicação:

As obras de recuperação da Barragem da Usina Hidrelétrica de Ernestina, no rio Jacuí, em Tio Hugo, foram visitadas pela governadora Yeda Crusius nesta sexta-feira (23). O investimento feito pela Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica (CEEE-GT) chega a R$ 8,9 milhões na segunda fase de execução do projeto e permitirá que a barragem dobre sua capacidade de vertimento.
O resultado significará mais confiabilidade e segurança hidráulica ao sistema. As obras se encontram com 30% dos serviços concluídos, e o término do trabalho está previsto para maio de 2010. Atualmente, as equipes estão elevando o nível das ombreiras (parte da barragem que ladeia e delimita o vertedouro), que passarão a suportar maior volume em caso de cheias.
A barragem tem 400m de extensão por 20m de altura e ganhou, na primeira etapa, um bloco de concreto maciço de 5,7m por 5,6m e 132m de extensão. Foi a primeira construída pela CEEE no sistema Jacuí e data da década de 1950.
Yeda sobrevoou o local a bordo de um helicóptero Esquilo da Brigada Militar e depois vistoriou as obras pessoalmente. Acompanhada do secretário de Habitação, Marco Alba, do prefeito de Ernestina, Aderi Baugratz, do vice-prefeito, Paulo Elmar Penz, do subchefe da Defesa Civil, coronel Joel Prates Pedroso, do coordenador regional da Defesa Civil, major Aurivan Chiocheta, e do deputado estadual Pedro Westphalen, definiu as obras de recuperação da hidrelétrica como maravilhosas.
Do prefeito de Ernestina, Yeda ouviu agradecimentos. A governadora disse que os R$ 12 milhões aplicados pelo governo do Estado foram para garantir que investimentos de décadas não fossem por água abaixo e também para preservar a segurança das famílias que moram próximo à barragem. Afirmou também que, apesar dos ataques que tem enfrentado, o Rio Grande não vai parar. Estou muito feliz com esta obra, completou.