Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governadora sobrevoa barragem de Ernestina e vistoria obras de recuperação

Publicação:

Governadora Yeda Crusius, acompanhada do secretário de Obras Públicas, José Carlos Breda(D) visita as obras de recuperação da Barragem de Ernestina, em Tio Hugo.
Yeda Crusius visita obras da Barragem de Ernestina em Tio Hugo - Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

As obras de recuperação da Barragem da Usina Hidrelétrica de Ernestina, no rio Jacuí, em Tio Hugo, foram visitadas pela governadora Yeda Crusius nesta sexta-feira (23). O investimento feito pela Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica (CEEE-GT) chega a R$ 8,9 milhões na segunda fase de execução do projeto e permitirá que a barragem dobre sua capacidade de vertimento.

O resultado significará mais confiabilidade e segurança hidráulica ao sistema. As obras se encontram com 30% dos serviços concluídos, e o término do trabalho está previsto para maio de 2010. Atualmente, as equipes estão elevando o nível das ombreiras (parte da barragem que ladeia e delimita o vertedouro), que passarão a suportar maior volume em caso de cheias.

A barragem tem 400m de extensão por 20m de altura e ganhou, na primeira etapa, um bloco de concreto maciço de 5,7m por 5,6m e 132m de extensão. Foi a primeira construída pela CEEE no sistema Jacuí e data da década de 1950.

Yeda sobrevoou o local a bordo de um helicóptero Esquilo da Brigada Militar e depois vistoriou as obras pessoalmente. Acompanhada do secretário de Habitação, Marco Alba, do prefeito de Ernestina, Aderi Baugratz, do vice-prefeito, Paulo Elmar Penz, do subchefe da Defesa Civil, coronel Joel Prates Pedroso, do coordenador regional da Defesa Civil, major Aurivan Chiocheta, e do deputado estadual Pedro Westphalen, definiu as obras de recuperação da hidrelétrica como maravilhosas.

Do prefeito de Ernestina, Yeda ouviu agradecimentos. A governadora disse que os R$ 12 milhões aplicados pelo governo do Estado foram para garantir que investimentos de décadas não fossem por água abaixo e também para preservar a segurança das famílias que moram próximo à barragem. Afirmou também que, apesar dos ataques que tem enfrentado, o Rio Grande não vai parar. Estou muito feliz com esta obra, completou.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul