Governadora participa de solenidade em benefício do Teatro da Ospa
Publicação:

A governadora Yeda Crusius participou, na noite de quinta-feira (19), de jantar para levantar fundos para a construção do Teatro da Ospa, comandado pelo presidente da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Ivo Nesralla, e organizado pelo Grupo Anne Frank da Wizo/RS, no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael.
Sob a regência do maestro João Carlos Martins, a Ospa realizou concerto durante o jantar. Ao finalizar a apresentação, Martins destacou que, ao abrir o Palácio Piratini para os ensaios da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, a governadora contribui para o engrandecimento da Ospa. Uma Orquestra que tem um Palácio cedido pela governadora para realizar seus ensaios, um maestro como Isaac Karabtchevsky, e que tem uma sociedade motivada a ajudar o crescimento dessa Orquestra, como é a Wizo/RS, merece ter seu teatro, afirmou.
A convite da governadora Yeda Crusius, a Ospa iniciou seus ensaios no Salão Alberto Pasqualini no dia 18 de julho de 2008. Os ensaios ocorrerem às segundas, quintas, sextas e sábados, enquanto é aguardada a construção do novo Teatro, em Porto Alegre. A necessidade de espaços compatíveis com seus programas levou a Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre a buscar soluções para edificação de uma Sala Sinfônica, com capacidade para 1.500 lugares, que será construída em terreno cedido no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho.
Mantida e administrada pelo governo do Estado, a OSPA é um órgão da Secretaria Estadual de Cultura e atinge todas as classes sociais, econômicas e culturais. Fundada em 1950, tendo a sua frente o maestro Pablo Komlós, regente húngaro que a dirigiu até 1978, responsável pelo prestígio adquirido pela orquestra gaúcha em todo o país. A partir do falecimento de Pablo Komlós, a OSPA teve como regentes titulares, os maestros David Machado, Eleazar de Carvalho, Flávio Chamis, Cláudio Ribeiro e Íon Bressan. Desde 2003 é regida pelo maestro Isaac Karabtchevsky.