Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governadora cede área da Casa de Bento Gonçalves à prefeitura de Cristal

Publicação:

A governadora Yeda Crusius, durante visita ao parque histórico general Bento Gonçalves, no município de Cristal.
Yeda Crusius visita o parque histórico general Bento Gonçalves, em Cristal - Foto: Antonio Paz / Palácio Piratini

A governadora Yeda Crusius visitou, nesta sexta-feira (19), o município de Cristal, onde participou da solenidade de assinatura do Termo de Concessão de Uso da área da Casa de Bento Gonçalves à prefeitura local. O terreno, de 250 mil m², sediará um Centro de Eventos e um Parque Turístico.

A presente Concessão de Direito Real de Uso será em caráter gratuito e terá prazo de vigência de 20 anos. Um sítio histórico, como este tem que ser preservado e valorizado. Há um potencial neste local que vai além da questão turística e cultural, que é o viver a história, com todo o orgulho que se tem dos valores republicanos, declarou Yeda. A réplica da casa de Bento Gonçalves passou por uma revitalização no telhado e na parte elétrica, na qual o Governo gaúcho investiu R$ 185 mil.

De acordo com a chefe do Executivo, a parceria entre o Governo do Estado, prefeitura de Cristal, Associação do Parque Histórico e a Caixa Federal possibilitou a realização do ato de concessão, que permitirá investimentos no Parque. Além de preservar a história, Cristal terá uma fonte de renda, que partiu da organização da comunidade, disse a governadora. Para o prefeito em exercício, Julio Cesar Lammel, no local será criado um polo turístico, que será referência no Estado. A Região Sul é carente deste tipo de iniciativa, e a população apoia a concretização desta obra.

Participaram da solenidade, os secretários da Administração e dos Recursos Humanos, Elói Guimarães, da Infraestrutura, Daniel Andrade, de Obras Públicas, César Luiz Baumgratz. Também estiveram presentes o representante da Superintendência da Caixa Federal, Ricardo Turcato, autoridades municipais e comunidade.

Sobre o Parque Bento Gonçalves

O Parque Histórico General Bento Gonçalves foi criado por meio do Decreto, em 28 de janeiro de 1972. Está localizado na antiga Sesmaria do Cristal, originada por uma doação de terras feita por D. João VI ao alferes Joaquim Gonçalves da Silva, pai do líder farroupilha Bento Gonçalves.

A área possui mata nativa, campos e banhados, com espaço destinado a acampamento. Em seu interior foi construída, em 1976, junto às ruínas da casa original, uma réplica daquela que pertenceu a Bento Gonçalves. Nela existe um museu, dividido em dois tipos de acervos: um com réplicas da indumentária farroupilha, e outro composto por animais empalhados, doados à Secretaria de Estado da Cultura por Carlos da Rosa Sobrinho.

Texto Adriana Ferrás

Portal do Estado do Rio Grande do Sul