Governadora assina convênio do RHE com Assembléia Legislativa
Publicação:

A governadora Yeda Crusius recebeu nesta sexta-feira (8), em audiência no Palácio Piratini, o presidente da Assembléia Legislativa, Alceu Moreira, para assinatura do convênio que estenderá a utilização do sistema de gestão de recursos humanos do Poder Executivo (sistema RHE) para outros poderes e órgãos. No mês passado, a governadora e representantes do Tribunal de Justiça do Estado e do Ministério Público haviam firmado o mesmo acordo.
Com adesão da Assembléia Legislativa ao sistema RHE, será estendido na administração pública estadual o uso de um sistema único que garantirá maior otimização e consolidação das informações financeiras e de pessoal do Poder Público Gaúcho. Em 2009, deverão estar centralizados no RHE todos os dados relativos a 280 mil ativos e inativos, ampliando em pelo menos 20 mil o número de servidores já incluídos no sistema.
Para Yeda Crusius, a implantação de um sistema único relativo à vida funcional dos servidores permite maior integração e redução de custos para o Estado. Este processo foi uma negociação longa que permite, com tecnologia desenvolvida, que cada servidor público estabeleça o acesso da sua vida funcional via internet. Temos que divulgar a todo país que o Estado tem um serviço com tecnologia própria. A população deve saber que os poderes estão constituídos em transparência junto aos servidores, disse.
Segundo Alceu Moreira, o processo significa dar ao funcionário público a liberdade e o direito de consultar a sua vida funcional. Essas informações, como salário, tem que ser do domínio público. O Estado fez estudos para a implantação deste sistema e basta a Assembléia Legislativa aderir e participar, falou.
Estiveram presentes na ocasião os secretários estaduais da Administração e Recursos Humanos, Maria Leonor Carpes, chefe adjunta da Casa Civil, Ana Severo, e o deputado estadual Paulo Brum.
Sistema
O Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos e Folha de Pagamento, denominado RHE, é uma ferramenta tecnológica desenvolvida de forma conjunta pelas Secretarias da Fazenda e da Administração e Recursos Humanos e Procergs que suporta o gerenciamento das folhas de pagamento e a gestão de pessoal e já está em funcionamento desde novembro de 2005.
O governo está ampliando a utilização desse sistema como forma de melhorar os processos dos órgãos e modernizar a gestão. A Secretaria da Fazenda vem realizando de forma permanente o treinamento de dezenas de servidores que fazem o gerenciamento dos recursos humanos nos órgãos estaduais.
O RHE substituiu o antigo Sistema Banco de Dados de Pessoal (BDP), uma ferramenta instalada em ambiente de mainframe, que teve um ciclo de vida de 20 anos. Embora tecnicamente seguro, o BDP, como era característico na época em que foi concebido, trabalhava de forma dissociada as informações de folha de pagamento das de gestão da vida funcional, gerando múltiplos registros relacionados com a mesma pessoa, transcrições manuais, retrabalho e inconsistência de dados.
Vantagens do RHE
O RHE possibilita que a Administração do Estado tenha uma ferramenta de gestão de recursos humanos moderna, consistente e adequada aos novos tempos, integrando as informações pertinentes a todas as funções gerenciais de pessoal, com uma filosofia de trabalho voltada ao planejamento e controle, ligada diretamente aos processos de folha de pagamento.
Entre as vantagens do sistema, estão a economia de tempo e de pessoal, pela automatização das funções, a eliminação de duplicidades e redefinição de competências.
Benefícios
• O sistema voltado à pessoa, que pode ser um servidor, um dependente, um pensionista, um estagiário ou um terceirizado.
• Permite uma visão integral dos processos de recursos humanos, observando as particularidades de cada fato.
• Gerenciamento e controle da despesa com folhas de pagamento tendo como base os eventos de gestão de pessoal.
• Cadastro único, permitindo a reutilização de informações pessoais nos mais diversos processos de trabalho.
• Registros de eventos com temporalidade, permitindo recuperação histórica de dados e pagamentos retroativos resguardando regras e critérios de época.
• Informações gerenciais geradas a partir de uma base de dados única.
• Simulações de repercussões financeiras, para apoio às decisões de Governo.
• Automatização de fluxos com ferramenta de workflow, proporcionando economia de tempo, definição de regras de negócio e competências claras, eliminação de retrabalho, descentralização de tarefas com controle e melhor aproveitamento de pessoal.
• Suporte a planejamento de recursos humanos, administração de concursos, controle de estágios probatórios, avaliações de desempenho e promoções, gestão de cursos e atividades de capacitação em geral, execução de aposentadorias e cálculo de compensações previdenciárias.
• Informações de medicina e segurança do trabalho integradas com histórico funcional e folha de pagamento.
• Melhoria nas funções de auto-atendimento, possibilitando que as pessoas cadastradas possam verificar suas informações e interagir com fluxos de trabalho pré-definidos.