Governador vistoria obras de acesso municipal em Coqueiro Baixo

IMG 6054
Governador Leite e secretários verificaram andamento das obras, previstas para terminarem neste ano - Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

Demanda histórica da comunidade de Coqueiro Baixo, no Vale do Taquari, o acesso asfáltico entre o município e Nova Bréscia deve ficar pronto ainda em 2021. Em vistoria na manhã deste sábado (29/5), o governador Eduardo Leite e uma comitiva de secretários detalharam aos moradores o planejamento do governo para concluir a obra neste ano. Para isso, serão alocados R$ 8,5 milhões de recursos próprios do Estado. Após a visita técnica, o governador participou de ato na prefeitura.

“Nós sabemos como é importante para vocês esta obra. Também é importante para o Estado, porque o desenvolvimento da nossa economia depende de infraestrutura e de capacidade competitiva. O asfalto vai melhorar muito a vida de vocês que vivem e produzem aqui. É importante dizer que só estamos conseguindo colocar esse recurso porque fizemos a lição de casa e equilibramos as contas públicas”, destacou o governador.

IMG 6086
Máquinas preparam terreno para receber pavimentação - Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

Coqueiro Baixo fica a 60 quilômetros de Lajeado e tem a economia baseada na agricultura e na pecuária, em especial na produção de aves. Segundo o prefeito, Jocimar Valer, a pavimentação do acesso ao município vai “colocar a cidade no mapa”. As obras são executadas pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), vinculado à Secretaria de Logística e Transportes (Selt).

“Este é um momento histórico para a nossa comunidade. Só temos a agradecer por termos a satisfação de ver nos olhos da nossa gente um sonho se tornando realidade. A gente é feliz de estar no momento certo e na hora certa, de conseguirmos com o Daer e o governo a assinatura e a chegada dos recursos".

IMG 6050
Conforme o governador Leite, asfalto vai melhorar a vida de quem vive e produz na região - Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

Prefeitura Coqueiro Baixo 2
Depois da visita ao canteiro de obras, governador e os secretários Costella e Brum foram até a prefeitura de Coqueiro Baixo - Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini
CB NB placa
Acesso municipal é investimento de R$ 8,5 milhões, com recursos próprios do Estado - Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

Os secretários de Logística e Transportes, Juvir Costella, e de Desenvolvimento Econômico, Edson Brum, também participaram da visita. Costella ressaltou que a retomada de investimentos em acessos municipais e estradas só é possível porque o governo equilibrou as contas.

"O Estado está sendo reconduzido a um patamar do qual nunca deveria ter saído. Um Estado que investe em estradas, que paga salário em dia. Os gaúchos estão tendo a oportunidade, com a chegada do asfalto nestes locais, de voltar a ter esperança, de voltar a ter orgulho de viver em um Estado que dá condições e Infraestrutura para quem aqui vive e empreende."

Após Coqueiro Baixo, a comitiva estadual seguiu para outros dois acessos municipais que estão sendo concluídos na ERS-421, em Sério e Boqueirão do Leão.

Texto: Juliano Rodrigues
Edição: Marcelo Flach/Secom