Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governador visita sede da empresa Neoenergia, no Rio de Janeiro

Leite ainda participou de reunião de alinhamento na sede do BNDES

Publicação:

51486791306 5e38da2dd4 k
Governador Leite conversou com o presidente Mario Ruiz-Tagle, com a presidente adjunta Solange Ribeiro e diretores - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

O governador Eduardo Leite esteve no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (17/9), para cumprir uma série de agendas. Entre as quais, uma visita à sede da Neoenergia, a segunda maior empresa brasileira de energia em número de clientes, que atua em 18 Estados e no Distrito Federal. Leite foi recebido pelo presidente Mario Ruiz-Tagle e pela presidente adjunta Solange Ribeiro, além de demais diretores.

“Estamos em um processo de intensas mudanças no Estado, com privatizações e concessões de setores energéticos, e faremos tudo que estiver ao alcance do governo do Estado para estimular e incentivar investimentos em projetos de energia no RS”, disse Leite.

Atuante nos quatro segmentos? do setor elétrico (geração, transmissão, distribuição e comercialização), a empresa distribui energia a 15,6 milhões de clientes e tem 4 gigawatts (GW) em operação de capacidade instalada, além de 1 GW em construção. São 1,4 mil quilômetros de linhas de energia em operação e cerca de 5,3 mil quilômetros em construção.

Os secretários Marco Aurelio Cardoso (Fazenda), Luiz Henrique Viana (Meio Ambiente e Infraestrutura), Leonardo Busatto (Parcerias) e Agostinho Meirelles (Gestão e Administração Pública), e o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, também fizeram parte da comitiva.

51487370023 afa01b68ad k
Governador Leite e secretários de Estado estiveram reunidos com a direção do BNDES - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

À tarde, Leite esteve na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para participar de nova reunião de alinhamento de carteira dos projetos que estão sendo desenvolvidos em parceria entre o governo do Estado e o banco. Nas duas últimas semanas, o governador participou de reuniões de alinhamento com representantes do banco, ambas virtuais.

O governo do RS e o BNDES têm sido parceiros no processo de modernização do Rio Grande do Sul. Em maio de 2019, Leite e o então presidente do banco, Joaquim Levy, assinaram acordo de cooperação técnica para a implementação de projetos de desestatização no Rio Grande do Sul, como privatizações e concessões.

51487226810 4e42e3e7a6 k
Governador foi um dos painelistas do encontro anual do Movimento Pessoas à Frente - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

Pela manhã, antes da visita à Neoenergia, o governador foi um dos painelistas do encontro anual do Movimento Pessoas à Frente, apoiado pelo Instituto Humanize, pela Fundação Lemann e pela República.org. O governador participou do encerramento do encontro, no painel "Negociando o Inegociável", que também contou com a participação de Daniel Shapiro, professor da Universidade de Harvard, nos EUA, e autor do livro homônimo.

“No começo da gestão, escutamos cada um dos deputados individualmente para alinharmos as expectativas. Sempre que apresentamos nossas propostas de reformas e modernização do Estado, oferecemos um espaço para contestação, que é fundamental para estabelecer um bom diálogo. Assim, fomos construindo esse ambiente que possibilitou amplas reformas e processos de privatizações e concessões e que, agora, permite que planejemos investimentos em áreas estratégicas”, ponderou Leite, durante o painel.

Texto: Suzy Scarton
Edição: Marcelo Flach/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul