Governador visita centro de teste da Hyperloop, sistema de transporte de alta velocidade que analisa rota no RS

Após visita à sede da empresa em Toulouse, no sul da França, comitiva retorna ao Brasil

51564545691 ddc0be8d09 k
Governador Leite e o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís Lamb (E), com o diretor Ricardo Penzin, da Hyperloop - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

A sede de testagem da Hyperloop Transportation Technologies (HTT), em Toulouse, no sul da França, foi a última parada da missão governamental internacional do governo do Estado. A viagem chegou ao seu quinto e último dia nesta sexta-feira (8/10), depois de três dias em Madri e um dia em Barcelona, ambas na Espanha.

A empresa desenvolve o hyperloop, sistema de transporte por cápsulas para passageiros ou cargas que pode alcançar 1,2 mil km/h com conforto e segurança. Em janeiro deste ano, o governo do Estado assinou um acordo com a Hyperloop e com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) para que fossem feitos estudos de viabilidade para aplicação da tecnologia no Estado. A rota estudada foi Porto Alegre–Caxias do Sul, passando por Novo Hamburgo e Gramado.

“Participamos desse desenvolvimento apostando na inovação, na tecnologia, sabendo que, embora possa parecer difícil de compreender e parecer distante, pode se tornar realidade. É um meio de transporte absolutamente disruptivo. A pesquisa e a ciência por si só por trás desse meio de transporte já são muito relevantes, e viabilizar ali na frente esse meio de transporte no RS nos colocará ainda mais em destaque como referência em inovação”, disse o governador.

51564545821 ee9acff0d5 k
Ar retirado de dentro de tubo garante deslocamento de cápsula sem atrito - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

A parceria do Estado com a empresa de pesquisa americana coloca o Brasil na rota do transporte mais inovador e disruptivo atualmente em desenvolvimento no mundo.

O responsável pelo programa Hyperloop, Alexandre Zisa, detalhou o funcionamento da tecnologia à comitiva. Para que o transporte via cápsula funcione, todo o ar é retirado de dentro de um tubo de 20 quilômetros.

“A ausência de ar remove o atrito e diminui o gasto de energia, o que possibilita o deslocamento em alta velocidade. É o único meio de transporte dentro de um ambiente controlado, altamente seguro para humanos e para o meio ambiente”, explicou. O sistema, se instalado, será utilizado para transporte de cargas e de passageiros.

A Hyperloop TT foi criada há sete anos. Até agora, a empresa investiu US$ 55 milhões no desenvolvimento e testagem da tecnologia. A previsão é de que os testes com passageiros sejam iniciados no próximo ano, e a primeira instalação da tecnologia deve ocorrer em Abu Dhabi, a capital dos Emirados Árabes Unidos, a partir de 2023. “As tecnologias são existentes e viáveis. Nosso principal desafio é a viabilidade financeira”, explicou.

51564792143 2bbcd12d6b k
Equipe da empresa demonstrou funcionamento do sistema de transporte: US$ 55 milhões investidos no desenvolvimento do projeto - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

Esse é o primeiro estudo de viabilidade realizado na América Latina. O estudo analisa as condições técnicas de instalação, como análise de topografia e geografia, impacto ambiental, custo de instalação da trilha e do projeto no total, estimativa de tarifa para os passageiros, entre outros.

De acordo com o diretor Ricardo Penzin, head Brasil e América Latina da empresa, o valor da passagem para a rota entre Porto Alegre e Caxias do Sul custaria, em média, R$ 100. O tempo de viagem é de cerca de 20 minutos, e cada cápsula comporta 50 pessoas por viagem. Para o RS, o investimento necessário seria de US$ 24 milhões por quilômetro, com investimento 100% privado.

“O RS abriu as portas para o estudo de maneira que não vimos em outro Estado no RS. Temos a excelência dos estudos de transporte da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e o RS tem uma diferença de altitude que faz muito sentido. Queríamos um local que mostrasse que a Hyperloop pode fazer coisas que o trem não pode fazer”, destacou Penzin.

51565235059 06caf39a00 k
Cápsula com passageiros ou cargas alcança até 1,2 mil km/h dentro de tubo metálico - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

51566711035 84aa584787 k
No encerramento da missão, governador esteve no parque L'Envol des Pionniers, na exposição sobre Antoine de Saint-Exupéry - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini
Para finalizar o dia na cidade, a prefeitura de Toulouse ofereceu um passeio ao parque L'Envol des Pionniers. A comitiva visitou a exposição “Antoine de Saint-Exupéry: um pequeno príncipe entre os homens.”

Com duração de cinco dias, a missão governamental internacional teve como principal foco finalizar as tratativas para a realização de uma edição da South Summit, a maior feira de inovação do sul da Europa, no Brasil. A capital gaúcha será a primeira cidade brasileira a receber a South Summit, e a previsão é de que seja realizada em março de 2022.

Em essência, as agendas se dividiram entre a busca por boas experiências na área de inovação e tecnologia e a apresentação da carteira de oportunidades para investimentos no Rio Grande do Sul.

De segunda (4/10) a quarta-feira (6/10), o governador e a comitiva, composta por secretários e deputados estaduais, além de profissionais de veículos de comunicação do Estado, permaneceram em Madri, capital da Espanha. Na quinta-feira (7/10), estiveram em Barcelona, de onde partiram, no final do dia, para Toulouse, a última parada da missão.

Ainda na sexta-feira (8/10), a comitiva iniciará o retorno ao Brasil, com previsão de desembarque em Porto Alegre neste sábado (9/10).

Texto: Suzy Scarton
Edição: Marcelo Flach/Secom