Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governador recebe da chefe da Polícia Civil a Medalha Tiradentes

Publicação:

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 03/09/2019 - Governador recebe a Medalha Tiradentes, entregue pela chefe de Polícia, delegada Nadine Anflor. Fotos: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini
Medalha Tiradentes foi entregue pela chefe de Polícia, delegada Nadine Anflor - Foto: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini

Maior honraria concedida pela Polícia Civil gaúcha, a Medalha Tiradentes foi entregue na tarde desta terça-feira (3/9), no Palácio Piratini, ao governador Eduardo Leite. A homenagem é feita a pessoas ou entidades que prestaram serviços à causa da corporação.

“Quero agradecer pela gentileza. Com oito meses de governo recém completos, acho que já temos alguma parcela de contribuição que pode ser medida nas ações de governo em prol da segurança, na redução dos indicadores de criminalidade e no respeito às suas instituições. E considero que esta medalha é conferida, também, na expectativa do que vem pela frente. Eu quero trabalhar para estar à altura do que a instituição e o povo gaúcho esperam em relação à segurança pública”, afirmou o governador.

“Sempre tive muito respeito pela Polícia Civil e hoje, como governador, tenho muito mais do que respeito, tenho uma admiração, porque posso acompanhar o esforço, a dedicação, a qualidade dos quadros que tem”, completou.

Leite faz parte de um grupo de 16 personalidades, todos nomes aprovados pelo Conselho de Administração Superior da Polícia Civil, que receberam a medalha no último dia 30 de abril, ocasião em que o governador não pode comparecer. Por isso, nesta terça, a chefe de Polícia, delegada Nadine Anflor, fez a entrega simbólica ao governador.

Medalha Tiradentes gov 2
Leite faz parte de um grupo de 16 personalidades que receberam a medalha neste ano - Foto: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini

“É um ato informal, mas de muito significado pela parceria e pelo comprometimento do senhor com a nossa Polícia Civil. Fiz questão de vir e trazer o meu parceiro, subchefe Fábio Motta Lopes, e boa parte dos nossos diretores, porque nós todos nos sentimos um pouco Tiradentes, pelos valores éticos e morais que ele teve, e essa honraria é entregue a pessoas que também são um pouco Tiradentes, que têm os mesmos valores e, mais do que isso, que batalham e defendem a instituição”, afirmou Nadine ao entregar a medalha.

O nome da medalha rememora o mártir da Independência e patrono das polícias civis e militares do Brasil. Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, é reconhecido como modelo de policial com profundo comprometimento com a causa, hoje convertida na Segurança Pública através da Polícia Civil.

“Mais do que a figura do governador do Estado, eu tenho certeza que o Eduardo Leite tem esse carinho pela nossa Polícia Civil”, concluiu a chefe de Polícia.

A lista de homenageados com a Medalha Tiradentes neste ano:

- André Vorraber Costa, juiz corregedor
- Beatriz Araujo, secretária da Cultura
- Carlos André Alcantara Leite, general de Brigada e chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Sul
- Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz, presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (cargo que ocupava na época da entrega da medalha)
- Eduardo Leite, governador do Estado
- José Antônio Aranha Neto, responsável técnico e sócio do Centro de Treinamento Aranha Training
- Karla Schirmer, procuradora do Estado
- Lasier Martins, senador
- Lessandra Bergamaschi, promotora da 8ª Promotoria de Justiça Criminal
- Luís Augusto Lara, deputado estadual e presidente da Assembleia
- Luiz Carlos Busato, prefeito de Canoas
- Diza Gonzaga, diretora institucional do Detran
- Maria Elizabeth Pereira, diretora do Procon
- Otomar Vivian, chefe da Casa Civil
- Patrícia de Mello Sanfelice, procuradora do Ministério Público do Trabalho
- Solon Ramos Cardoso Filho, delegado da Polícia Federal

Texto: Vanessa Kannenberg
Edição: Marcelo Flach/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul