Governador recebe comitivas do interior, convites e visitas no Piratini
Publicação:
O governador Eduardo Leite dedicou parte da tarde desta quarta-feira (24/7) para receber, no Salão Negrinho do Pastoreio, do Palácio Piratini, comitivas de diferentes regiões do Estado.
Algumas delas, lideradas por prefeitos e empresários, entregaram convites para festas típicas e eventos que ocorrerão nas próximas semanas. Houve, ainda, entrega de livros e a apresentação de estudantes gaúchos que foram premiados na Europa. Confira, a seguir os eventos, por ordem cronológica.
17ª Festa do Pescador
Onde: Arroio do Sal
Quando: 26 de julho a 4 de agosto
A Festa do Pescador é um dos principais eventos do município de Arroio do Sal e surgiu em 1995, com o objetivo de atrair turistas e movimentar a cidade. Inicialmente, a festa ocorria no calçadão e passou por vários locais até se consolidar, há dois anos, no centro da cidade, abrangendo as duas praças. A 17ª edição durará 10 dias, com atividades diárias, como shows nacionais, artistas locais, atrações culturais, competição de talentos, surf, pesca, culinária, circo, parque de diversões e a famosa tainha assada.
Feira de Negócios de São Lourenço do Sul
Onde: São Lourenço do Sul
Quando: 8 a 10 de agosto
A Feira de Negócios de São Lourenço do Sul promove a compra e a venda de produtos com objetivo de fomentar o comércio da cidade e da região. O evento ocorre em um pavilhão de 2 mil metros quadrados no centro do município, onde também serão realizados cursos, palestras e concursos.
3ª Teuto Frango Fest
Onde: Teutônia
Quando: 16 a 18 de agosto
Durante três dias, o público poderá conferir um amplo cardápio à base de aves, no pavilhão gastronômico da Associação dos Funcionários da Cooperativa Languiru. São mais de 26 tipos de comida - desde o frango recheado, coxinha da asa, salsichão, polenta, cuca, pizzas, capelette, polenta mole com frango, macarrão e picolés - e sete tipos de bebidas - vinho, chope, espumante, entre outros. A expectativa é de que 4 mil pessoas visitem Teutônia durante a Teuto Frango Fest.
10ª Festa do Café, Cuca e Linguiça
Onde: Picada Café
Quando: 3, 4, 10 e 11 de agosto
A Festa do Café, Cuca e Linguiça chega a sua 10ª edição com o objetivo de valorizar as raízes gastronômicas e culturais, especialmente de origem germânica, do município. Bandinhas típicas, orquestras, grupos de danças e oficinas de culinária fazem do evento uma grande manifestação cultural. A Festa terá uma área gastronômica para servir café colonial, almoço típico, pratos especiais da festa e da culinária alemã. Além disso, o Parque Histórico Municipal Jorge Kuhn terá cervejeiros artesanais, feira da agricultura familiar, parque de diversões e a 2ª edição da Multifeira de Negócios.
17ª Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul
Onde: Bento Gonçalves
Quando: 14 a 16 de agosto
Com o tema “Disrupção Contábil: técnica, digital e cultural – Experimente a Transformação”, a 17ª edição da Convenção de Contabilidade ocorrerá na FundaParque, em Bento Gonçalves. São esperados 2 mil participantes, entre profissionais e estudantes da área contábil, para discutir sobre o futuro e as perspectivas da profissão a partir de plataformas integradas e do uso de inteligência artificial.

13ª Feira da Indústria, Comércio, Agropecuária e Serviços (Feicoagro)
Onde: Jaguari
Quando: 15 a 18 de agosto
Após um intervalo de seis anos, Jaguari volta a sediar a Feira da Indústria, Comércio, Agropecuária e Serviços (Feicoagro). Com objetivo de mostrar as potencialidades do município e da região, promover negócios, proporcionar entretenimento e colocar a cidade no cenário das grandes feiras e eventos, o evento unirá diversas entidades, expositores e shows no Clube de Caça e Pesca (Capejar).
21ª Comenda Eles na Cozinha
Onde: Bento Gonçalves
Quando: 31 de agosto
Principal evento arrecadador para a Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves, o jantar “Eles na Cozinha” chega à sua 21ª edição e ocorre dia 31 de agosto, a partir das 20h, no hall do pavilhão A da FundaParque. Entre as atrações já confirmadas, está a apresentação da Orquestra de Teutônia. Serão 21 cozinhas responsáveis pelos pratos da noite. A Liga de Combate ao Câncer é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos, que tem a missão de auxiliar no tratamento de pessoas portadoras de câncer no município e região, promovendo a conscientização e a educação da população, visando à prevenção do câncer e o diagnóstico precoce.
Apresentação de alunos
Os estudantes da Escola Municipal Visconde de Mauá, de Portão, que foram campeões da The Mind Olympics, competição mundial de raciocínio lógico, realizada em junho, na Hungria, fizeram uma visita ao governador. É a segunda vez em dois anos que eles voltam da Europa com a medalha de ouro, após participar de 12 partidas ao longo com competidores da Inglaterra, Austrália, Panamá e Romênia.
A escola Visconde de Mauá é tetracampeã nacional (2016, 2017, 2018 e 2019) e bicampeã mundial, tendo conquistado o título em 2017, na Grécia, e agora, em 2019. A instituição participa de um projeto da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo de Portão desenvolvida pela empresa Mind Lab, líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras, chamado de Menteinovadora.
Entregas de livros
O governador ainda recebeu um livro das mãos de Paulo Gasparotto e a trilogia de Eurico Salis. Veja mais detalhes das obras:
Palácio Piratini, de Paulo Gasparotto
O jornalista e colunista há mais de 50 anos, após ter passado pelos principais jornais do Rio Grande do Sul, publicou um registro sobre a história, arquitetura e acervo artístico do prédio que é sede do governo gaúcho há quase um século. A obra reúne 150 imagens, captadas pelo fotógrafo Luiz Eduardo Achutti, e um menor número de fotos antigas, selecionadas em diversos arquivos históricos do Estado. Os textos, em português, espanhol e inglês, são assinados pelo escritor Luiz Antônio Assis Brasil, pelo arquiteto e historiador Günter Weimer e pelo próprio Gasparotto, cada um responsável pela abordagem de aspectos específicos do prédio, que tem projeto do arquiteto francês Maurice Gras. Entre o estatuário do Piratini apresentado na obra, há exemplares assinados por Paul Landowiski, criador do Cristo Redentor, e, também, painéis de Aldo Locatelli. O livro foi lançado em 2007 pela editora Nova Prova.
Cultura e Identidade, de Eurico Salis
Mais recente obra do fotografo Eurico Salis, o livro mostra as etnias que formam o povo rio-grandense. Retratos de imigrantes e descendentes italianos, alemães, poloneses, japoneses, açorianos, espanhóis, árabes, judeus, russos, negros e índios, e senegaleses estão distribuídos nas 192 páginas da edição, publicada em 2019.
Homens e Máquinas, de Eurico Salis
O autor também entregou o seu livro de 2018, ilustrado com muita sensibilidade e técnica por recortes da vida do homem e suas ferramentas de trabalho no campo ou na metrópole.
Solo e Homem, de Eurico Salis
Lançada em 2013, a obra conta com 220 imagens que expressam os laços afetivos do homem com a terra gaúcha. O jornalista e escritor Renato Dalto assina os textos que acompanham as fotografias.
Clique aqui e acesse as fotos das comitivas recebidas no Piratini nesta quarta (24/7).
Texto: Vanessa Kannenberg
Edição: Marcelo Flach/Secom