Governador participa da inauguração do novo centro de distribuição da Fruki
Publicação:

A empresa de bebidas Fruki inaugurou seu mais novo Centro de Distribuição (CD) no município de Canoas, nesta terça-feira (27). Com a presença do governador Tarso Genro, a indústria 100% gaúcha investiu R$ 20 milhões, dos quais R$ 16 milhões foram financiados via Badesul.
Para o governador Tarso Genro, a capacidade técnica retratada no empreendimento gera um crescimento extraordinário para a Fruki. É muito importante para a economia gaúcha que empresas locais tenham capacidade de disputa e presença no cenário econômico. O mercado de refrigerantes tem uma competitividade interna muito grande e, com esta expansão, a Fruki se projeta para o Brasil e América Latina, disse ao ressaltar que a visão do Governo é do desenvolvimento que cresce debaixo para cima, prestigiando a base produtiva histórica instalada no Estado.
Nós temos que atrair cada vez mais empresas, mas fortalecer as empresas locais para que nós não sejamos soterrados pelos monopólios e controle, que as grandes empresas necessariamente têm para a produção e distribuição de seus produtos. A harmonização entre o desenvolvimento das empresas locais e a atração de investimentos é o que pode gerar um crescimento benigno e com capacidade de distribuir renda, afirmou Tarso.
Conforme o presidente da Fruki, Nelson Eggers, o novo centro deve melhorar o atendimento aos clientes da Região Metropolitana de Porto Alegre, Vale dos Sinos e Litoral Norte. Em 2004 abrimos a primeira filial da empresa em Porto Alegre. Logo ela ficou pequena demais e, em 2009, foi transferida para Cachoeirinha, sempre em prédios alugados. Hoje estamos realizando um sonho e comemoramos um novo marco na história da nossa empresa.
Ao todo são 40 mil m² de área total e 15 mil m² de área construída. O empreendimento foi projetado de modo que possa atender o crescimento da empresa para os próximos 10 anos, servindo também como exemplo de sustentabilidade.
O presidente do Badesul, Marcelo Lopes, disse que realizar o financiamento é um orgulho, já que a Fruki é uma empresa que disputa o mercado com grandes empresas multinacionais e é genuinamente gaúcha. A Fruki faz uma expansão importante na Região Metropolitana, porque vai poder abastecer mais fortemente a região, e a equipe do Badesul vem seguindo as diretrizes do governador, de permitir que as empresas tenham acesso a um crédito competitivo na disputa de mercado e necessidade de crescimento e geração de emprego e renda, disse.
O CD inaugurado destaca-se com a certificação Aqua, normatização que atesta a qualidade ambiental da construção. A empresa é a terceira maior fábrica do Rio Grande do Sul, atrás apenas de duas multinacionais, e tem capacidade para produzir 300 milhões de litros de bebida por ano.
Certificação
O CD da Fruki é o primeiro no País, e de Canoas, a obter alta qualidade ambiental do seu empreendimento de construção. A certificação concedida pela Fundação Vanzolini, tem como objetivo a qualidade de vida dos usuários, economia de água e energia, disposição de resíduos e manutenção, contribuição para o desenvolvimento sócio-econômico-ambiental da região.
Texto: Daiane Roldão
Foto: Caroline Bicocchi/Palácio Piratini
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305