Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governador Eduardo Leite sanciona projetos de lei que valorizam cultura, combate à violência e iniciativas locais no RS

Leite recebeu deputados autores dos projetos na manhã desta quinta-feira (7)

Publicação:

A imagem mostra o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, sancionando projetos de lei. Ele está no centro da foto, inclinado sobre uma grande mesa de madeira escura com detalhes dourados, assinando um documento. Ele usa um terno azul-marinho.

Ao redor da mesa, estão várias pessoas. À sua direita (nossa esquerda), há um grupo de cinco pessoas: duas mulheres, um homem mais velho com chapéu e dois outros homens. A mulher mais próxima ao governador tem cabelos loiros e usa uma blusa laranja. A mulher na extremidade esquerda, com óculos, usa uma blusa branca de manga comprida e calças de cor de tijolo.

À esquerda do governador (nossa direita), estão três pessoas: duas mulheres e um homem. A mulher mais próxima ao governador, com cabelos escuros e lisos, usa uma blusa branca. Ao lado dela, está um homem com bigode e cabelo mais longo, usando um terno. Na extremidade direita, há um homem alto, com barba, usando um terno azul, olhando para o governador com um sorriso.

O ambiente parece ser um gabinete ou uma sala de reuniões oficial, com cortinas pesadas e uma estante de madeira ao fundo. A iluminação é clara, e a atmosfera parece ser de um evento formal e positivo.
Entre os sete projetos assinados, destaca-se a inclusão oficial do Agosto Lilás no calendário de eventos do Estado - Foto: João Pedro Rodrigues/Secom

O governador Eduardo Leite sancionou, na manhã desta quinta-feira (7/8), uma série de projetos de lei no Gabinete Governamental do Palácio Piratini. A solenidade contou com a presença dos deputados estaduais autores das propostas, convidados e do secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos. As iniciativas abrangem temas diversos, como o reconhecimento de manifestações culturais, proteção ao consumidor, preservação do patrimônio natural e ações de enfrentamento à violência contra a mulher. 

Entre os projetos sancionados, está o que inclui oficialmente o Agosto Lilás no calendário de eventos do Estado, como mês dedicado à conscientização pelo fim da violência contra a mulher. “Momentos como este são importantes para celebrarmos o papel do parlamento como representante legítimo da sociedade e das pautas que são caras ao nosso povo”, destacou o governador. Sobre o Agosto Lilás, Leite reforçou. “O combate à violência contra a mulher deve ser feito todos os dias, mas é fundamental instituir uma agenda que mobilize o poder público e toda a sociedade em torno dessa causa.”

Projetos sancionados:

  • PL 144/2023
    Autoria: deputada Silvana Covatti (PP)
    Declara o município de Quatro Irmãos como "Cidade símbolo da imigração judaica no Rio Grande do Sul", valorizando seu papel histórico no acolhimento de famílias de origem judaica e projetando a cidade como polo cultural e turístico.

  • PL 299/2023
    Autoria: deputado Neri, o Carteiro (PSDB)
    Institui o Agosto Lilás, mês dedicado à promoção da conscientização pelo fim da violência contra a mulher, integrando o Calendário Oficial do Estado.

  • PL 298/2023
    Autoria: deputado Neri, o Carteiro (PSDB)
    Reconhece o Jogo de Quatrilho como jogo símbolo do Rio Grande do Sul e institui o Dia do Jogo de Quatrilho (20 de maio), valorizando a tradição cultural trazida pelos imigrantes italianos.

  • PL 172/2024
    Autoria: deputado Elton Weber (PSB)
    Institui sanções administrativas à comercialização de cigarros, vinhos e espumantes provenientes de contrabando ou adulteração.

  • PL 282/2023
    Autoria: deputado Cláudio Tatsch (PL)
    Declara o Jardim das Esculturas, em Júlio de Castilhos, como de relevante interesse histórico, turístico e artístico do Estado, valorizando as mais de 900 obras criadas pelo escultor Rogério Bertoldo.

  • PL 56/2024
    Autoria: deputado Cláudio Tatsch (PL)
    Reconhece a Gruta Nossa Senhora de Fátima, em Nova Esperança do Sul, como de relevante interesse histórico e turístico, destacando sua importância cultural e natural.

  • PL 63/2024
    Autoria: deputada Delegada Nadine (PSDB)
    Declara o município de Rolante como a Capital Estadual do Bitcoin, reconhecendo sua expressiva adoção da moeda digital no comércio local e o protagonismo em eventos voltados à economia digital.

Texto: Carlos Ismael Moreira/Secom
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul