Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governador Eduardo Leite recebe a Medalha Mérito Tamandaré

Honraria da Marinha do Brasil reconhece autoridades e instituições que fortalecem suas tradições

Publicação:

Em ambiente interno iluminado por luz natural, um militar em uniforme branco da Marinha do Brasil prende uma medalha na lapela do paletó de um homem trajando terno escuro. Ao fundo, vê-se parcialmente um painel com letras brancas e duas bandeiras: a do Brasil (verde, amarela e azul) e a do Rio Grande do Sul (vermelha, verde e amarela). A cena retrata o momento da entrega da Medalha Mérito Tamandaré ao governador Eduardo Leite.
Distinção simboliza responsabilidade e compromisso com o serviço público - Foto: Vitor Rosa/Secom

O governador Eduardo Leite recebeu, nesta quinta-feira (2/10), a Medalha Mérito Tamandaré, honraria concedida pela Marinha do Brasil a autoridades, a instituições e a personalidades que se destacam na valorização de suas tradições e feitos históricos. A cerimônia ocorreu na Capitania dos Portos, em Porto Alegre, e contou com a presença do comandante do 5° Distrito Naval, vice-almirante José Aquiles Teixeira, além de autoridades civis e militares.

Criada em 1957, a medalha é uma homenagem ao patrono da Marinha, almirante Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré. Tradicionalmente, a condecoração é entregue no Dia do Marinheiro, 13 de dezembro, mas, em situações especiais, pode ser outorgada em outras datas. No Rio Grande do Sul, a homenagem também simboliza a parceria entre o Estado e a Marinha, especialmente intensificada durante a atuação conjunta nas enchentes de 2024.

Em um salão com piso de madeira em padrão quadriculado e paredes brancas, uma pessoa está posicionada atrás de um púlpito, falando ao microfone enquanto lê um documento. À direita, vários militares em uniforme branco estão perfilados em formação. Ao fundo, há um retrato emoldurado na parede e duas bandeiras: uma do Brasil (verde, amarela e azul) e outra com predominância de azul e amarelo. Um lustre com várias lâmpadas está suspenso no teto, iluminando o ambiente.
Condecoração foi entregue em cerimônia na Capitania dos Portos, em Porto Alegre - Foto: Vitor Rosa/Secom

Durante a solenidade, Leite destacou o significado da honraria como um chamado à responsabilidade. “Uma instituição, uma história, uma tradição e uma honra como a da Marinha do Brasil, que carrega em seu nome a força do patrono Tamandaré, naturalmente envaidece, mas antes de envaidecer nos dá um senso ainda maior de responsabilidade. Esse compromisso vem justamente do entendimento de que, seja no serviço público civil ou no militar, ingressando por concurso ou eleito pelo voto popular, temos todos a mesma missão que é servir à população, ao país e entregar às futuras gerações um legado de avanços e oportunidades.”

O governador também ressaltou a importância estratégica do mar para o desenvolvimento do Brasil e do Estado. “O mar é fonte de riquezas naturais, de conexões, de rotas para escoamento e recebimento de insumos. Ele nos conecta com o mundo e amplia nossas oportunidades. Por isso, esta homenagem reforça minha gratidão à Marinha do Brasil, que tem sido parceira fundamental em momentos decisivos para o nosso Estado.”

Em um salão com piso de madeira em padrão quadriculado e paredes brancas, uma pessoa vestida com terno escuro está posicionada atrás de um púlpito, falando ao microfone enquanto lê um documento aberto. À esquerda, há janelas com cortinas claras. Ao fundo, um grupo de pessoas em uniforme branco está alinhado em formação. Na parede atrás deles, há um retrato emoldurado, bandeiras e uma medalha ou condecoração exposta. Um lustre pendente com várias lâmpadas ilumina o ambiente.
Governador reconheceu a atuação de todos os militares da Marinha do Brasil nas enchentes de 2024 - Foto: Vitor Rosa/Secom

Ao relembrar a atuação da Marinha nas enchentes de 2024, Leite reconheceu a dedicação de todos os servidores da Marinha do Brasil no socorro às comunidades atingidas. “O esforço da Marinha no deslocamento de navios, equipamentos e efetivos não apenas salvou vidas e atendeu necessidades urgentes, como também deu alento ao povo gaúcho, mostrando que não estávamos sozinhos naquele momento tão difícil. Reitero meu profundo agradecimento e a certeza de que esses laços de solidariedade e cooperação se renovam, para que possamos seguir juntos na missão de servir ao Rio Grande do Sul e ao Brasil.”

Texto: Sue Gotardo/Secom
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul