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Governador Eduardo Leite autoriza obra de melhorias na Escola Vereador José Adão de Assis Barbosa, em Camaquã

Com investimento previsto de R$ 1,9 milhão, intervenções incluem reforma da cobertura, dos sistemas elétrico e hidrossanitário

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Uma foto colorida, tirada em ambiente interno que parece ser um gabinete ou sala de reuniões formal, possivelmente em um palácio de governo, devido à arquitetura e decoração. Um grupo de doze pessoas, composto por homens e mulheres, está posicionado no centro da sala, em pé sobre um tapete estampado.

No centro do grupo, um homem (aparentemente o governador) e uma mulher estão segurando um documento (possivelmente um ato de autorização ou convênio), indicando uma assinatura ou entrega formal.

Pessoas: Estão vestidas com trajes sociais ou casuais de negócios. O homem no centro-direita (governador) veste blazer e camisa polo. Outros homens usam ternos, blazers ou camisas sociais. As mulheres usam blazers, calças sociais e blusas.

Cenário: A sala tem um alto pé-direito. Ao fundo, uma grande porta de madeira escura com painéis esculpidos ocupa a parede central. À direita, janelas altas estão cobertas por cortinas longas e pesadas, de cor bege ou dourada, que permitem a entrada de luz natural. O piso é coberto por um grande tapete oriental, ricamente estampado em tons de bordô, azul-marinho e bege. A iluminação é clara e uniforme.

A pose é formal, com todos olhando para a câmera e sorrindo, sugerindo um momento de celebração ou registro de um acordo importante.
"Este é mais um exemplo de que a lógica de gestão se transforma em melhoria real para os estudantes e professores”, disse Leite - Foto: Vitor Rosa/Secom

O governador Eduardo Leite, acompanhado das titulares das secretarias de Obras Públicas (SOP), Izabel Matte, e da Educação (Seduc), Raquel Teixeira, autorizou, nesta sexta-feira (7/11), o início das obras de melhorias na Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Vereador José Adão de Assis Barbosa, em Camaquã.

“A virada que fizemos na gestão de obras públicas tem um propósito muito claro: transformar essa eficiência administrativa em benefício direto para a comunidade. Estamos fazendo isso na saúde, na segurança e também na educação. São obras que começam e terminam, entregando qualidade. Requalificar as estruturas escolares é investir no desenvolvimento do Rio Grande do Sul. E esta autorização para as obras de melhorias na escola em Camaquã é mais um exemplo concreto de que essa lógica de gestão se transforma em melhoria real para os estudantes e professores”, afirmou o governador.

Uma foto colorida, tirada em ambiente interno, registrando um momento de assinatura durante uma reunião formal, possivelmente no gabinete do governo.

Pessoas e Ação: O foco principal está em um homem (aparentemente o governador) sentado ao centro, atrás de uma grande mesa, com um sorriso enquanto assina um documento. Ele veste um terno escuro sobre uma camisa branca. Outras nove pessoas estão presentes: seis estão sentadas à mesa, interagindo com o momento da assinatura, e três estão em pé ao fundo ou nas laterais.

À esquerda da mesa, um homem de blazer escuro sorri enquanto observa a assinatura.

No lado direito da mesa, duas mulheres estão sentadas e observam a assinatura.

Em pé, à esquerda, há um homem e uma mulher. À direita, uma jovem em pé fotografa o momento com um celular.

Cenário e Decoração: A sala é formal e ricamente decorada.

A mesa é grande, retangular, com acabamento em couro marrom-avermelhado na superfície. Placas de identificação dos participantes estão sobre a mesa.

Atrás do governador, há uma mesa de trabalho ornamentada (mesa de centro) com detalhes dourados.

Sobre ou atrás desta mesa central, estão duas bandeiras em mastro alto: a Bandeira do Brasil e, provavelmente, a Bandeira do Rio Grande do Sul (reconhecível por suas cores e o brasão central parcialmente visível), ladeadas por arranjos florais em vasos dourados.

As paredes são de cor bege ou salmão claro.

À esquerda, janelas altas estão cobertas por cortinas brancas translúcidas e uma camada de cortinas pesadas de cor ocre.
Desde o início da atual gestão, em 2023, o governo já investiu R$ 30,5 milhões em 34 escolas localizadas em diversos municípios - Foto: Vitor Rosa/Secom

A escola apresenta sistema elétrico e hidrossanitário inadequados, telhas quebradas, forros e aberturas danificadas, além de pinturas desgastadas e umidade nas paredes. Para qualificar a estrutura, serão feitas diversas manutenções, como na cobertura, nas paredes e nos pisos, com fiscalização da 12ª Coordenadoria Regional de Obras Públicas (Crop), de Guaíba. O investimento previso é de R$ 1,9 milhão. A empresa responsável pelas melhorias tem cinco dias para iniciar o trabalho e 240 dias para concluí-lo.

Mais de mil obras em escolas

“Quando 2024 terminou, apostamos que 2025 seria o ano da virada na SOP, afinal, havíamos aprimorado os mecanismos de gestão, inovamos processos e implantamos a Contratação Simplificada, sistema que revolucionou a maneira de se fazer obras nos prédios públicos”, lembrou Izabel. “Agora, no fim de 2025, podemos comemorar números superlativos nas escolas. Entre trabalhos iniciados e concluídos neste ano, temos R$ 371,3 milhões investidos em 298 escolas. Além disso, chegamos hoje a 500 obras finalizadas desde o início da gestão, em 2023. Neste período que estamos à frente da secretaria, são 1.120 obras iniciadas e concluídas em escolas, com investimento de R$ 642,6 milhões.”

Para a secretária, esses dados não são detalhes, mas a consolidação de um esforço do governo do Estado e da SOP para reerguer a infraestrutura da Rede Estadual de Ensino, dando plenas condições para o trabalho dos professores e o crescimento dos alunos.

Uma foto colorida, tirada em ambiente interno, registrando uma reunião em uma sala sofisticada e formal, que parece ser um gabinete ou salão de conferências.

Pessoas: Seis pessoas (quatro homens e duas mulheres) estão sentadas ao redor de uma grande mesa de madeira escura. Outras pessoas estão sentadas com as costas voltadas para a câmera, dando um total de pelo menos oito participantes na mesa. A pessoa central, ao lado esquerdo da mesa, (possivelmente o governador) está falando, vestindo um terno escuro. As demais pessoas o observam, sentadas em cadeiras de encosto alto e estofado claro, com molduras escuras.

Cenário: A sala possui paredes em tom bege claro. À esquerda, percebe-se um mastro com a bandeira do estado (possivelmente do Rio Grande do Sul, pelas cores visíveis) e um busto sobre um pedestal escuro. Há arandelas duplas de luz nas paredes. A característica mais marcante é a grande janela vertical que ocupa a maior parte da parede direita, emoldurada por cortinas longas e pesadas de um tecido de cor dourada ou mostarda.

Vista Externa: Através da janela, é possível ver um prédio histórico com detalhes arquitetônicos clássicos. Destaca-se a cúpula de um edifício em tom de cobre oxidado ou esverdeado, em contraste com a cor clara da fachada do prédio vizinho, sugerindo que a reunião ocorre em um local central da cidade.

A foto captura um momento de concentração e diálogo durante a reunião.
Encontro que marcou a a ordem de início das obras de melhoria em escola de Camaquã, ocorreu no Palácio Piratini - Foto: Vitor Rosa/Secom

A secretária Raquel destacou a parceria entre as duas pastas, que tem resultado em um trabalho integrado para a requalificação dos espaços escolares. “Investir em infraestrutura significa investir em aprendizagem. Para além da recuperação das paredes e telhados, o avanço nas obras representa um futuro melhor para estudantes, professores e toda a comunidade escolar. Estamos reconstruindo, modernizando e preparando nossas escolas para que o processo educativo aconteça em sua plenitude”, ressaltou.

Contratação Simplificada

O investimento na escola é feito por meio da Contratação Simplificada, sistema que agiliza as manutenções nos prédios públicos. A principal vantagem é a redução de prazos. Antes, o tempo entre a solicitação de reparo e o início do trabalho ultrapassava de mil dias. Agora, o prazo é de aproximadamente 90 dias.

Na educação, área tratada como prioridade pelo governador Eduardo Leite, o propósito do governo é garantir o futuro do estudante, do professor e da sociedade. Desde o início da atual gestão, em 2023, o governo investiu R$ 30,5 milhões em 34 escolas localizadas em municípios abrangidos pela 12ª Crop, entre obras finalizadas, em execução, por iniciar ou em fase de contrato.

O que será feito na Escola Vereador José Adão de Assis Barbosa:

  • Manutenção na cobertura
  • Manutenção nas instalações elétricas e hidrossanitárias
  • Recuperação dos pisos, das paredes e dos forros
  • Recuperação das pinturas
  • Manutenção nas esquadrias, pingadeiras, soleiras e bancadas
  • Impermeabilização

Texto: Ascom/SOP
Edição: Secom

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