Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Goiás busca no RS exemplo de desburocratização de serviços

Publicação:

gastal representantes Goiás
Secretário Gastal recebeu representantes de Goiás interessados nas ações de desburocratização implantadas no RS - Foto: Laiz Flores / Ascom SGGE

O Conselho Estadual de Desburocratização e Empreendedorismo do RS, coordenado pela Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (SGGE), em parceria com o Sebrae-RS, recebeu visitas nesta sexta-feira (6/9). O secretário da Casa Civil de Goiás, Anderson Máximo de Holanda, e o gerente-executivo de Governança Corporativa do Sebrae-GO, Fernando de Paula Ferreira, participaram de reunião de trabalho com secretários do executivo gaúcho, representantes dos demais poderes e sociedade.

O encontro ocorreu porque o governo goiano considera as ações de desburocratização realizadas no RS um caso de sucesso. "A experiência do Rio Grande do Sul é um exemplo de uma nova forma de trabalhar a política e gestão no país, onde vários setores e atores da sociedade convergem para um mesmo objetivo", disse Anderson.

As medidas consideradas exemplares pelos goianos estão no escopo do projeto Descomplica RS. As principais são a abertura de um canal de diálogo com o cidadão para receber sugestões e apontamentos sobre a burocracia pública; o chamado revogaço, que é a revogação de leis desatualizadas; e a adesão à RedeSimples do Sebrae, programa que facilita a abertura de empresas em um único canal.

"Conseguimos essa união de esforços que chamou a atenção de outros Estados. Essa vinda de Goiás é uma ótima troca de experiências e nos motiva a prosseguir com as melhores práticas na gestão pública, sempre com o foco em facilitar a vida do cidadão", disse o secretário da SGGE, Claudio Gastal.

Também estiveram presentes na reunião o diretor-superintendente do Sebrae no RS, André de Godoy Vanoni, e o deputado Rodrigo Lorenzoni, que apresentou o Projeto de Lei 231/19 sobre Liberdade Econômica no RS.

Texto: Lucas Barroso/Ascom SGGE
Edição: Patrícia Specht/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul