Geoportal disponibiliza painéis com geolocalização das escolas do RS

geoportal
Dashboard que apresenta a distribuição espacial do conjunto de escolas de educação básica no território gaúcho - Foto: Reprodução

Fornecer informações para auxiliar na elaboração, acompanhamento e execução de políticas públicas é o objetivo do Geoportal, ferramenta que faz a interface pública da Infraestrutura Estadual de Dados Espaciais (Iede). Na sexta-feira (28/1), a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) disponibilizou à população uma nova aplicação, que apresenta o resultado da geolocalização das escolas nos municípios do Rio Grande do Sul.

A partir de um catálogo disponibilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a equipe da Iede desenvolveu um dashboard que apresenta a distribuição espacial do conjunto de escolas de educação básica no território gaúcho. O novo painel possibilita a visualização, por meio de mapas e gráficos, da distribuição das escolas, além de dados relativos à modalidade de ensino ofertada, ao porte da escola, à categoria administrativa (pública ou privada) e à dependência administrativa (estadual, municipal ou federal).

>> Clique aqui e confira o novo painel.

Também é possível filtrar os estabelecimentos por localização (rural ou urbana), nome de município e por Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Os detalhes de cada escola, incluindo endereço e contato, são apresentados clicando no ponto correspondente no mapa.

O processo de pesquisa, organização, espacialização dos dados e validação das coordenadas foi realizado pelo Departamento de Planejamento Governamental (Deplan), vinculado à Subsecretaria de Planejamento da SPGG, em um trabalho que durou aproximadamente cinco meses.

“O painel representa um importante insumo para o planejamento, podendo no futuro agregar novas informações e dados estatísticos, subsidiando análises mais aprofundadas na temática da educação”, destaca a diretora do Deplan, Juliana Hoffmann.

Geoportal

O Geoportal é a interface pública da Iede, projeto estratégico da SPGG, e vem se consolidando como a principal plataforma de compartilhamento de dados geoespaciais, serviços e aplicações do Estado do Rio Grande do Sul.

Para acessar os metadados e as opções de download, visite o Catálogo de Metadados da Iede e pesquise por “Escolas 2020”.

Texto: Ascom SPGG
Edição: Secom