Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

GAVETA

Publicação:

GUANACO PASSA BEM APÓS RETIRADA DE PINO


O procedimento cirúrgico, para retirada de um fixador externo, em uma das fêmeas de guanaco do Zoológico do Estado, ocorreu no dia 1º de novembro passado, no Hospital Veterinário do Parque.

O exemplar, nascido no Zoo, em 2004, tinha fraturado o membro posterior direito, em 11 de julho, e submetido a uma cirurgia, no dia 15, do mesmo mês.

Os dois procedimentos foram efetuados pela equipe do professor Marcelo Alievi, do Hospital de Clínicas da Faculdade de Veterinária da UFRGS, com a participação do anestesista Alexandre Polydoro. As médicas veterinárias Raquel Von Hohendorff e Maria do Carmo Both, assim como os tratadores do Hospital do Zoo, participaram de todo o processo.

O guanaco já caminha normalmente, mas com acompanhamento e observação da equipe do Hospital do Zoológico.



Guanaco (Lama guanicoe): espécie da família Camelidae, que pesa entre 60 a 75 kg. Vive cerca de 30 anos, podendo gerar, quando adulto, somente uma cria por parto, numa gestação que dura de 345 a 360 dias. Ocorre na América do Sul (Peru, Bolívia e Chile), nas regiões de estepe, e sua alimentação é herbívora. No zoológico gaúcho está espécie está bem adaptada, com registro de nascimentos bem sucedidos.





Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social/Fundação Zoobotânica do RS

Elisabete Monlleo Martins da Silva - Reg. Prof. Nº 1427

Fotos: Raquel Von Hohendorff

Fone: 3336.3281

Portal do Estado do Rio Grande do Sul