Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Fundação Zoobotânica e Fepam premiam os melhores trabalhos da X Jornada de Iniciação Científica

Publicação:

Jornada tem o objetivo de objetivo de divulgar os trabalhos realizados nas instituições de pesquisa e ensino do Estado
Jornada tem o objetivo de objetivo de divulgar os trabalhos realizados nas instituições de pesquisa e ensino do Estado - Foto: Divulgação/FZB

O encerramento da X Jornada de Iniciação Científica – Meio Ambiente, nesta sexta-feira (15), premiou 17 dos 91 trabalhos inscritos (veja a lista abaixo). O evento, que ocorreu desde o dia 12, tem o objetivo de divulgar os trabalhos realizados nas instituições de pesquisa e ensino do Estado e oportunizar a integração e a troca de informações entre as instituições e os bolsistas de iniciação científica. 

A maior parte dos trabalhos apresentados foram desenvolvidos com o apoio do CNPq e da Fapergs. A Jornada é uma realização da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (FZB) e da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). 

Confira a lista de premiados:

Botânica/Ecologia Vegetal I - Epífitos vasculares na Mata Ciliar do Rio Rolante, RS, Brasil, de autoria de Fernando Junges e Jairo Lizandro Schmitt (orientador). 

Botânica/Ecologia Vegetal II - Estudos sobre morfologia e distribuição de Gloeotrichia natans(Cyanoprokaryota, Nostocales) de autoria de Mariê Mello Cabezudo e Vera Regina Werner (orientadora) 

Botânica/Ecologia Vegetal III - Estudo do gênero Trachelomonas Ehr. Emend. Defl. (Euglenophyceae) na Área de Proteção Ambiental do Ibirapuitã, Rio Grande do Sul, Brasil, de autoria de Karine Corrêa Escobar e Sandra Maria Alves da Silva (orientadora) 

Ecologia/Zoologia de Invertebrados I - Introdução ao estudo da diversidade de Hemiptera no Jardim Botânico de Porto Alegre/RS, com ênfase em Coreidae (Heteroptera), de autoria de Wanessa da Silva Costa e Aline Barcellos (orientadora) 

Ecologia/Zoologia de Vertebrados I - Sons pulsantes: uma nova abordagem das complexas vocalizações dos golfinhos Tursiops truncatus (Montagu, 1821) (Cetacea, Delphinidae) no Sul do Brasil, de autoria de Stéphanie Machado Bueno e Lilian Sander Hoffmann (orientadora) 

Ecologia/Zoologia de Vertebrados II - Uma nova espécie de Astyanax (CharaciformesCharacidae) da Bacia do Rio Taquari – Antas, Rio Grande do Sul, Brasil, de autoria de Anelise C. Vigo e Vinícius A. Bertaco (orient.) 

Ecologia/Zoologia de Invertebrados II - Determinação de morfoespécies de Salticidae da coleção MCN/FZB-RS e novas contribuições taxonômicas e geográficas para a família, de autoria de Kimberly S. Marta e Ricardo Ott (orientador) 

Ecotoxicologia - Daphnia magna (Straus, 1820) como organismo identificador da ecotoxicidade no Rio Taquari, Rio Grande do Sul, Brasil, de autoria de Adriane da Silva Oliveira, Noara Cardozo Paz e Nara Regina Terra (orientadora)

Educação Ambiental - Educação patrimonial e a prática turística qualificada: o Jardim Botânico de Caxias do Sul, de autoria de Felipe Zaltron de Sá, Aline Valéria Fagundes da Silva e Susana Gastal (orientadora) 

Engenharia Ambiental - Concentração em número e distribuição de nanopartículas atmosféricas em Porto Alegre, de autoria de Luiza Bennemann Schild, Ismael Luís Schneider (coorient.) e Elba Calesso Teixeira (orient.) 

Gestão Ambiental - Análise da dinâmica temporal do uso e cobertura do solo no entorno da Lagoa do Paurá, São José do Norte, Região Prioritária para conservação no Litoral Médio do RS, de autoria de Bruna de Sá Piñeiro, Letícia Sebastião Miranda, Alexandre de Paula Alves (coorient.) e Kátia Helena Lipp-Nissinen (orient.) 

Genética Ecológica/Toxicológica I - Genotoxicidade em populações de Geophagus brasiliensis nativas do Arroio Bom Jardim (Triunfo, RS), autoria de Christian Schäfer, Samyra A. C. Silva e Clarice Torres Lemos (orient.) 

Genética Ecológica/Toxicológica II - Avaliação da toxicidade e genotoxicidade de sedimentos do Rio Gravataí /RS em Allium cepa, autoria de Malu Siqueira Borges, Caroline de Castro Barros e Clarice Torres de Lemos (orient.) 

Geoquímica/Química Ambiental - Caracterização de sedimentos do Rio Gravataí (RS) com base em análises físico-químicas, ecotoxicológicas e biológicas, autoria de Joana Postal Pasqualini, Gilson Forte Rey, Lílian Waquil Ferraro e Maria Lucia Kolowski Rodrigues (orient.) 

Gestão Ambiental - Delimitação de áreas de preservação permanente da Lagoa do Paurá, em São José do Norte, Litoral Médio do Rio Grande do Sul, de autoria de Letícia Sebastião Miranda, André Luis Domingues, Galileo Adeli Buriol (coorient.) e Kátia Helena Lipp-Nissinen (orient.) 

Microbiologia Ambiental - Avaliação da balneabilidade de águas costeiras e inferiores no Estado do Rio Grande do Sul – Histórico de 2011 a 2014, de autoria de Bruna Vieira Girald, Márcia B. Lemieszek, Eloisa E.C. M. Silveira,  Rubem C. Horn (orient.) 

Paleontologia - Novo registro de carvão vegetal macroscópico em níveis clásticos do afloramento Morro do Papaléo, Permiano Inferior da Bacia do Paraná, Rio Grande do Sul, Brasil de autoria deRosane Pereira da Silva, Joseline Manfroi, Roberto Iannuzzi, André Jasper (orient.) 

Texto: Assessoria FZB
Edição: Redação Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul