Fundação Zoobotânica divulga projeto A Hora do Bicho
Publicação:
A Fundação Zoobotânica do RS divulga o chimpanzé, como o animal do mês de julho. Em sua 5ª edição, o Projeto A Hora do Bicho tem como tema os filhotes do Parque Zoológico.
O chimpanzé é o primata mais próximo do homem e tem facilidade de adaptação em qualquer ambiente. Prefere comer folhas, frutos e insetos, mas aceita o que for possível encontrar. O filhote fica com a mãe até os sete anos de idade, perto da maturidade sexual. Neste tempo, tem de aprender os hábitos sociais, a sobrevivência, os jogos, e os significados dos sons e gestos. As brincadeiras dos pequenos são parte do aprendizado da vida.
No Parque Zoológico, o recinto dos chimpanzés é um dos mais visitados. Muitos já nasceram no parque, mas atualmente o zoo tem uma família formada por Tição (pai), Muka (mãe) e o filhote Sudão, nascido em 2004. São muito inteligentes e brincalhões. Muka é bastante protetora e atenta com seu filhote, o que garante a sua segurança.
A espécie está ameaçada de extinção em razão do desmatamento e da caça ilegal, que tornaram as populações pequenas e altamente fragmentadas e consta da lista de Espécies Ameaçadas da IUCN, na categoria Em Perigo.
O Projeto A Hora do Bicho começou em 2004, apoiando a coleta seletiva do lixo realizada no Parque Zoológico. Tendo como temática as espécies da fauna que compõem o acervo do zoo, o projeto visa conscientizar sobre a importância da conservação da natureza e os cuidados que se deve ter com o ambiente.