Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) completa 20 anos
Publicação:
A história da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) está relacionada com a história de Porto Alegre e do Estado do Rio Grande do Sul. Em 1864, o padre Cacique funda a Escola Santa Teresa para meninas. Em 1881, é iniciada a construção do atual Asilo Padre Cacique destinado a sustentar mendigos e idosos em condição de abandono. Em 1932, é inaugurado o Asilo São Joaquim.
O Asilo São Joaquim, atual sede administrativa da Fase, abrigou nestes quase 90 anos o Instituto Central de Menores (ICM), Centro do Jovem e Adulto, a Fundação Estadual do Bem-estar do Menor (Febem) e, a partir de 2002, a Fase.
Vivemos uma realidade que representa mudança de mentalidade não mais sendo um ambiente correcional-repressivo. Temos o compromisso de reparar algo que por algum motivo não foi totalmente contemplado. Ainda estamos passando por mudanças, mas felizes com os resultados conquistados até aqui. Olhamos para o passado com sabedoria e respeito e vislumbramos um futuro cada vez mais promissor.
A Fase trabalha com um olhar voltado para as futuras gerações, debruçada em oferecer serviços que atendam os anseios da população e, em especial, aqueles que por algum motivo estejam ali buscando resgatar algo que não lhe foi proporcionado em sua formação como cidadão. Isto é a socioeducação.
Atualmente, a Fase dispõe de 23 unidades, sendo oito em Porto Alegre e 15 no interior do Estado. E mais três a serem inauguradas. Além de escolas vinculadas, é composta por equipes multidisciplinares, que apoiam os jovens durante cumprimento da medida socioeducativa, ofertando educação, profissionalização, saúde e segurança.
Por estes 20 anos e todos que estão por vir, nosso compromisso é que os caminhos serão sempre renovados e a certeza de novos rumos e aprendizados. Fase, construindo pontes para novos recomeços.
Presidente da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase)