Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Fundação de Amparo à Pesquisa do RS premia destaques da pesquisa científica gaúcha

Publicação:

O Prêmio Pesquisador Gaúcho, que agracia professores de relevante atuação em sete campos do conhecimento e autores de projetos de inovação, foi entregue nesta terça-feira (22) a 15 destaques na pesquisa científica em 2013. Os troféus foram entregues pela
Fundação de Amparo à Pesquisa do RS premia destaques da pesquisa científica gaúcha

O Prêmio Pesquisador Gaúcho, que agracia professores de relevante atuação em sete campos do conhecimento e autores de projetos de inovação, foi entregue nesta terça-feira (22) a 15 destaques na pesquisa científica em 2013. Os troféus foram entregues pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), vinculada à Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (SCIT), durante cerimônia que ocorreu no salão de eventos da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs), em Porto Alegre, e reuniu mais de 200 pessoas.

Uma seleção criteriosa é feita por uma Comissão Julgadora, formada por 14 pesquisadores reconhecidos na comunidade científica estadual. O prêmio é um instrumento de popularização da ciência, dando maior visibilidade àquilo que os pesquisadores fazem. Trata-se de um evento consolidado e que tem apoiadores de toda a sociedade, afirmou a diretora-presidente da Fapergs, Nádya Pesce da Silveira.

Nesta edição, a principal novidade foi a categoria especial Pesquisa Destaque em Comemoração ao Ano Internacional de Cooperação pela Água, que premia o melhor estudo na área do tratamento da água, sustentabilidade ambiental, geração de energia ou fontes alternativas de energia, redução do consumo ou combate ao desperdício. As demais categorias foram Pesquisador Destaque, Piá Inovador, Pesquisador na Empresa, Técnico Pesquisador, Pesquisador na Indústria e Jovem Empreendedor.

O prêmio envolve doutores, jovens doutores, graduados ou pós-graduados, alunos de graduação, de ensino técnico, jovens cursando o ensino médio e pesquisadores atuantes em micro e pequenas empresas.

Confira a lista dos premiados

Pesquisador destaque nas principais áreas do conhecimento:
Artes e Letras - Ana Cristina Ostermann (Unisinos)
Ciências Agrárias - Paulo Bayard Dias Gonçalves (UFSM)
Ciências Biológicas - Bernardo Baldisserotto (UFSM)
Ciências da Saúde - Ana Maria Baptista Menezes (UFPel)
Ciências Humanas e Sociais - Patrícia Krieger Grossi (PUCRS)
Economia e Administração - Gabriel Sperandio Milan (UCS)
Educação e Psicologia - Maria Isabel da Cunha (Unisinos)

Categoria em comemoração ao Ano Internacional da Água:
Destaque em cooperação pela Água - Andrea Bandeira Sanches
(Projeto: Avaliação de Sustentabilidade de sistemas de tratamento de esgotos sanitários: uma proposta metodológica)

Categorias com ênfase na inovação:
Jovem Empreendedor - Juliana Paiva Franco Netto da Costa e Laura Oliveira Maltz (Projeto: Mundi Menu, cardápios de restaurantes em várias línguas)
Pesquisador na Empresa - Paulo Roberto Walter Ferreira (Projeto: Centryport - Portal único de acesso para videocirurgias)
Pesquisador na Indústria - Marcelo Soares Lubaszewski (Projeto: Múltiplas aplicações à tecnologia RFID em chips)
Piá Inovador - Fabrício da Silva Stein (Projeto: Software de gerenciamento para motor rotativo de combustão interna)
Técnico Pesquisador - Max Willian da Silva Leidemer e Núbia Mack Duarte (Projeto: Remoção de nitrogênio amoniacal em curtumes pela formação de estruvita)

Texto: Gonçalo Valduga
Foto: Dudu Leal/Divulgação
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul