Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Fórum dos Secretários Municipais de Desenvolvimento Econômico do RS reúne gestores em Porto Alegre

Evento contará com painéis sobre políticas públicas para atração de investimentos para o Estado

Publicação:

Desenvolvimento Econômico card
-

O XVI Fórum Estadual dos Secretários de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul reúne os secretários municipais da pasta nesta terça-feira (28), um dia antes da abertura do South Summit Brazil. O governador Eduardo Leite fará a abertura do evento com uma palestra sobre o contexto de inovação no Estado. A programação conta também com outras atividades durante a tarde, realizadas no auditório do Ministério Público, em Porto Alegre.

Cerca de 220 gestores estão inscritos no fórum, o que representa quase 50% do total de 497 municípios gaúchos, o mais alto número de participantes em 16 anos de evento. 

O titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Ernani Polo, explica que a ideia de marcar o evento próximo à edição do South Summit Brazil proporciona a integração do grupo em um espaço marcado pela inovação e pela tecnologia. "É uma oportunidade para conectar todos os gestores municipais nessa esfera de empreendedorismo, de negócios e de dinâmicas positivas para o desenvolvimento econômico de todas as regiões", avalia. 

Polo será palestrante em um painel sobre programas de incentivos do Rio Grande do Sul. No evento, também será discutida a necessidade de atuar na desburocratização e modernização de leis para facilitar o acesso dos empreendedores gaúchos aos incentivos estaduais. 

O presidente do Fórum e secretário de Desenvolvimento Econômico e Ambiental de Panambi, Rafael Jacques de Oliveira, destacou que o evento gaúcho é o mais ativo nacionalmente e que é uma das ferramentas de desenvolvimento mais impactantes no Rio Grande do Sul. 

“A presença do governador Eduardo Leite mostra a importância do evento, reconhecido, desde 2021, como órgão de apoio à Sedec”, disse Jacques. “O acesso à programação do South Summit é uma importante medida, principalmente para os pequenos municípios, que podem ter mais dificuldade de participar. Isso é um incentivo para pensar de forma inovadora e disruptiva.” 

No cronograma de palestras, o foco é a inovação e a tecnologia como instrumento de governo. A programação também inclui debates sobre os programas de incentivo do Rio Grande do Sul, criação de Centros de Inovação pelo Estado e transformação da mobilidade urbana. 

O evento é promovido pelo Fórum dos Secretários Municipais de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul, com o apoio da Sedec, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), do Badesul, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RS), da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul.

Texto: Taís Teixeira/Ascom Sedec
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul