Formação profissional e desenvolvimento da Serra marcam cinquentenário da UCS
Publicação:

O cinquentenário da Universidade de Caxias do Sul (UCS) foi reconhecido, nesta quinta-feira (16), no Palácio Piratini, por promover o conhecimento e formar novos prossionais que ajudam a desenvolver a Serra e o Rio Grande do Sul. Para celebrar a data, comemorada em 10 de fevereiro, o governador José Ivo Sartori recebeu uma comitiva com cerca de 40 profissionais e estudantes da instituição.
Ao lembrar sua passagem pela UCS, Sartori frisou a importância do período na formação de sua militância política e dos anos em que atuou como professor. Entre 1972 e 1975, foi presidente do Diretório Central de Estudantes (DCE). Ele também destacou a relevância da universidade para o estado e o país pelo desenvolvimento da região, bem como aos parques tecnológicos.
Para o reitor Evaldo Kuiava, o momento foi de honra para a UCS ao ser lembrada pelo chefe do Executivo e pelo deputado estadual Vinicius Ribeiro (egresso da instituição), que também fez uma homenagem em Grande Expediente na Assembleia Legislativa nesta quinta. A secretária interina do Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori, representou o governo do Estado.
Mais de 100 mil profissionais
A universidade, fundada em 1967, partiu da junção dos cursos superiores que eram oferecidos em Caxias do Sul no final da década de 50. Na época, o prefeito Hermes João Webber, o bispo diocesano Dom Benedito Zorzi e o presidente da Associação Fátima, Virvi Ramos, vislumbraram a criação de uma instituição universitária que poderia se tornar referência para o desenvolvimento.
Atualmente, entre as inúmeras contribuições, a de maior relevância é a formação de 100 mil profissionais ao longo de cinco décadas e a expansão de sua área de abrangência, que hoje alcança 70 municípios com 1,3 milhão de habitantes. Confira as festividades e ações em comemoração ao cinquentenário da UCS.
Acompanharam a comitiva o vice-reitor, Odacir Graciolli; o presidente da Fundação da UCS, Ambrósio Luiz Bonalume; o ex-reitor Isidoro Zorzi e o coordenador da Assessoria de Planejamento e Orçamento, Roberto Vitorio Boniatti.
Texto: Letícia Bonato
Edição: Gonçalo Valduga/Secom